
Wilson Eduardo, jogador que fez parte da sua formação no FC Porto, foi treinado por Francesco Farioli, próximo treinador dos dragões.
Os dois cruzaram caminhos nos turcos do Alanyaspor e, ao jornal 'A Bola', o avançado descreve o estilo de jogo utilizado pelo técnico italiano.
"É um treinador que gosta de criar e a equipa sabe perfeitamente o que tem de fazer. Quer ter sempre a bola e explica tudo ao grupo. Com as devidas distâncias, comparo-o ao Abel Ferreira, com quem trabalhei no SC Braga. São ambos muito estudiosos e preparam todos os treinos e jogos ao detalhe", começa por dizer.
O jogador português acrescenta ainda que Farioli privilegia um jogo de pendor mais ofensivo, aproximando-o de nomes como Guardiola ou Luís Enrique.
"Ao contrário do que é habitual na escola italiana, o mister Farioli gosta de jogar um futebol ofensivo, apoiado e com construção a partir de trás. Tem um estilo que adota muitas ideias de Pep Guardiola e de Luís Enrique, com o tal destaque para a posse e para o ataque continuado, mantendo sempre os equilíbrios", acrescenta.
No que à gestão do grupo de trabalho diz respeito, Wilson Eduardo afirma que Farioli permite comunicação aberta, onde os jogadores estão sempre livres de falar.
"É um treinador aberto, ao contrário de outros que já apanhei e que eram mais de monólogos. Ele dá liberdade aos atletas para falarem e isso, nos dias de hoje, é cada vez mais importante. Os jogadores são cada vez mais estudiosos e interessados nessas matérias, gosta de perceber os exercícios e as estratégias, pelo que é extremamente importante existir essa interação. Sempre dentro dos limites que devem existir entre os elementos da equipa técnica e o grupo de trabalho, claro"
Comentários