O Benfica venceu a Académica por 5-1 no Estádio da Luz, em jogo da 28.ª jornada da Primeira Liga. Os golos encarnados foram apontados por Jardel (8'), Jonas (11' e 53'), Lima (19') e Fesja (84'). Rafael Lopes (80') fez o tento de honra da Académica.
O Benfica não é equipa de criar supense no Estádio da Luz. Quer resolver sempre as coisas cedo, e este sábado não foi diferente, mesmo perante uma Académica de José Viterbo que vinha a causar sensação pelos resultados alcançados.
Foram precisos apenas oito minutos na primeira parte para se ver o primeiro golo do encontro. Pizzi cruzou na direita e Jardel estava na área para cabecear para o fundo da baliza. A Académica desmoronova-se muito cedo, e isso foi visível porque bastaram mais três minutos para se assistir ao 2-0. Jonas também disse que sim a um cruzamento de André Almeida e o guarda-redes Cristiano ficou a ver a bola entrar.
O ritmo era frenético, a vontade do Benfica de querer deixar o assunto arrumado desde cedo era evidente. Os estudantes tentavam tirar a bola da sua área, construir um lance, mas não conseguiam tal era a avalanche.
Aos 18 minutos, o capitão Fernando Alexandre empurra Lima dentro da área, e o árbitro Luís Ferreira não teve dúvidas: penálti. Lima adoçou o resultado com um potente remate ao 3-0 na transformação do castigo máximo.
Ao intervalo o resultado ajustava-se e até pecava por escasso. O treinador José Viterbo, sensação em Coimbra pelos últimos resultados, já tinha tirado Aderlan para a entrada de Lucas Mineiro, mas daí nada resultou.
Na segunda parte assistiu-se ao segundo ato deste passeio dos encarnados. Combinações, jogadas rápidas e muitos, muitos remates da equipa do Benfica. Daí resultou mais um golo de Jonas, o seu 14.º no campeonato. O brasileiro combinou com André Almeida e rematou para o fundo da baliza academista fazendo o 4-0.
Perante o avolumar do resultado, o treinador Jorge Jesus decidiu dar minutos a Fesja que regressou à primeira equipa muitos meses depois de se ter lesionado. Houve também tempo para estrear o avançado Jonathan, que tinha dado nas vistas na equipa B. Mas foi o sérvio (84') quem apareceu no encontro. O médio aproveitou um ressaltou e armou um remate forte que entrou, mais uma vez, na baliza do desamparado Cristiano.
Pelo meio, o jogo perdeu ritmo, interesse e a Académica aproveitou para no seu segundo remate no jogo fazer o golo por Rafael Lopes (80'). E este golo também foi especial. O jogador emocionou-se, apontou para o céu e dedicou o momento à sua avó que morreu recentemente.
No final, vitória incontestável do Benfica que passa a liderar o campeonato com 71 pontos, já a Académica mantém os 27 pontos e o 14.º lugar.
Comentários