O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) emitiu esta quarta-feira um comunicado onde anuncia a aplicação de uma multa, no valor de 15.300 euros, ao Benfica.

Na base desta coima estão os acontecimentos do encontro dos encarnados em casa diante do SC Braga no passado dia 27 de abril, relativo à 31ª jornada da Primeira Liga.

Durante a primeira parte foram arremessadas muitas tochas para o relvado, provenientes do topo sul do Estádio da Luz, de tal forma que o árbitro João Pinheiro foi obrigado a interromper a partida durante cerca de quatro minutos, por forma a que os engenhos fossem retirados do recinto de jogo.

"Os membros da Secção Profissional do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, julgam parcialmente procedente a acusação e consequentemente, condenam a Arguida Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD pela prática, em autoria material, de uma infração disciplinar nos termos do disposto no artigo 183.º, n.ºs 1 e 2, do RD [Arremesso de objetos com reflexo no jogo]", lê-se no comunicado do Conselho de Disciplina da FPF.

"Conjugado com o artigo 54.º do RD, por referência aos deveres ínsitos nos artigos 35.º, n.º 1, alíneas a), b), c), f) e o), artigos 4.º, 6.º, alíneas b), c), d), g), e p), e 10.º, n.º 1, alíneas a), b), i) e o), do Regulamento de Prevenção da Violência, constante do Anexo VI do RC, com sanção concreta de 150 (cento e cinquenta) UC, correspondendo ao valor de 15 300,00€ (quinze mil e trezentos euros), atento o fator de ponderação, de 1 (um), previsto no n.º 3 do artigo 36.º do RD", acrescenta o mesmo texto.

Apesar de ter começado a perder, graças a um golo de Ricardo Horta, o Benfica acabaria por vencer o jogo por 3-1, graças aos golos de David Neres e ao 'bis' de Marcos Leonardo.