O jornal Record escreve esta quarta-feira na edição impressa que o estádio da Luz corre o risco de ser interditado. Segundo o desportivo, o clube da Luz será punido com um ou mais jogos à porta fechada na próxima vez que um encontro que envolva o Benfica volte a ser interrompido por causa do arremesso de artefactos pirotécnicos.
Caso este castigo venha a ser aplicado, será o terceiro do mesmo género, uma vez que já correm dois processos, um instaurado pelo IPDJ e outro por aquele órgão federativo.
Recorde-se que ontem o Conselho de Disciplina da FPF decidiu multar o clube da Luz em 20.081 euros pela utilização de engenhos pirotécnicos por parte dos seus adeptos no jogo com o Tondela, da 10ª jornada, e com o Moreirense, na Luz, dado que os 'encarnados' violaram o artigo 183 do Regulamento Disciplinar (arremesso perigoso de objetos com reflexo no jogo).
Segundo o Record, no caso deste castigo ontem conhecido foi plicado o ponto 2 do referido artigo (reincidência). Embora seja a primeira infração da época, os encarnados são reincidentes porque foram castigados numa das três épocas anteriores (concretamente em 2017/18), como está expresso no artigo 54 do mesmo regulamento.
O mesmo artigo 183 refere no ponto 3 que se um clube já tiver sido punido como base no ponto 2 na mesma época, verá o seu estádio ser interditado. A moldura penal varia entre um e três jogos à porta fechada. Ou seja, caso o Benfica volte a ser castigado na corrente temporada, o Estádio da Luz será interditado.
Na deslocação dos 'encarnados' ao Estádio João Cardoso, o jogo esteve interrompido devido ao arremesso de três tochas por parte adeptos do Benfica. O Conselho de Disciplina castigou o clube da Luz com uma multa de 17.691 euros devido aos engenhos pirotécnicos. Na segunda parte, após o golo de Seferovic, que colocou as águias em vantagem, foi atirada mais uma tocha, que caiu muito perto de Cláudio Ramos.
Já o jogo com o Moreirense, no Estádio da Luz, valeu uma multa de 2.390 euros ao Benfica.
O jornal O Jogo fez as contas e o Benfica esta época já foi multado em 43,6 mil euros nas competições nacionais pelo lançamento de tochas, pertardos e ofensas verbais dos seus adeptos.
Comentários