Vários peregrinos adeptos do Benfica e do Sporting, vestidos a rigor com as cores dos seus clubes, confiam na vitória na Liga de futebol e deslocaram-se a Fátima para cumprir promessas e fazer pedidos.
De Cantanhede, distrito de Coimbra, um grupo de uma dezena de peregrinos cumpriu o trajeto a pé, "liderado" por José Manuel, bandeira nacional em punho encimada por um ramo de flores e traje completo vermelho e branco, as cores do bicampeão nacional de futebol.
"Já venho há 23 anos, todos os anos. Vir sempre vestido a rigor todo o caminho é promessa, vim agradecer o título conquistado o ano passado e pedir para o Benfica ser campeão novamente", disse à agência Lusa o peregrino.
Garante que os pedidos à Virgem de Fátima são só "pela positiva" e que não pede pela derrota do Sporting, frente ao Braga, nem acredita em milagres nos estádios.
"Eles [os adeptos do Sporting] estão à espera de um milagre, mas a Nossa Senhora só faz milagres aqui em Fátima, não é no estádio. Não faz em Braga nem em lado nenhum", avisou.
Outro benfiquista, Jorge Serrano, 58 anos, já um veterano das peregrinações a Fátima, voltou a cumprir este ano, a pé e pela 14ª vez consecutiva, os cerca de 150 quilómetros que separam o Pinhal Novo, distrito de Setúbal, da Cova da Iria.
"Este ano venho pagar por termos ganho o campeonato no ano passado. Espero voltar cá em agosto, tenho muita fé que domingo o Benfica volte a ganhar novamente", disse o adepto benfiquista, também ele vestido a rigor, em tons de vermelho da cabeça aos pés, e um emblema do clube em ponto grande na lapela.
Do lado do Sporting, Carlos Silva, 55 anos, da Marinha Grande, distrito de Leiria, diz não acreditar em milagres, mas cumpriu a peregrinação "pela fé" [que tem] de que o clube de Alvalade possa ser campeão na última jornada do campeonato.
"Não há milagres. Eles têm é de jogar como têm vindo a jogar e esperar que o Benfica tropece. Tenho essa fé", afirmou.
Já Dora Carvalho, que integra o grupo que veio de Cantanhede e cumpre a peregrinação pelo quarto ano consecutivo a pé, já fez um pedido "especial", que não revela, "porque os pedidos devem ser secretos", mas espera que ganhe o melhor.
Apenas adianta que o pedido tem que ver com a vitória do Sporting "e não é pela negativa, para o Benfica perder".
"O Sporting merece ganhar e eu acredito", sustentou.
Comentários