A visita do FC Porto ao reduto emprestado do Olhanense é um dos pontos altos da terceira jornada da I Liga portuguesa de futebol, também marcada pelos embates Benfica-Nacional e Paços de Ferreira-Sporting de Braga.
Com o campeonato a dar os primeiros passos, é extenso o grupo que lidera a prova, com seis equipas (Benfica, FC Porto, Sporting de Braga, Moreirense, Olhanense e Marítimo) igualadas com quatro pontos e já dois perdidos.
Na ronda, os “dragões” jogam no sábado no Estádio do Algarve, com o Olhanense (20:15), um adversário que na última temporada conseguiu impor um “nulo” à equipa de Vítor Pereira e é quase sempre um adversário difícil para os “grandes”.
O Sporting de Braga, que teve uma semana muito boa – ao afastar a Udinese e garantir a entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões –, também tentará manter-se nos lugares da frente, precisando para isso de sair vitoriosa da Mata Real.
Os bracarenses, treinados por José Peseiro, não têm tido, porém, tarefa fácil em Paços de Ferreira, onde não conseguiram mais do que empatar nas duas últimas temporadas (1-1 em 2011/2012 e 2-2 em 2010/2011).
Já o Benfica, parte para a terceira ronda também com o objetivo de se manter na frente, numa jornada em que recebe na Luz o Nacional, que saiu de “rastos” das últimas visitas a Lisboa, mais precisamente desde a chegada de Jorge Jesus.
Nas três últimas épocas, o Benfica marcou na Luz ao Nacional em jogos do campeonato 14 golos e sofreu quatro. Na primeira temporada de Jesus goleou por 6-1, na segunda venceu por 4-2 e na terceira e última por 4-1.
A jornada, a última antes da paragem para os jogos das seleções, de qualificação para o Mundial2014, tem a particularidade de apenas ficar completa a 16 de setembro, quando Marítimo e Sporting se defrontarem no Estádio dos Barreiros, no Funchal.
Os dois clubes garantiram na quinta-feira o acesso à fase de grupos da Liga Europa: os “leões” ao golearem em casa o AC Horsens (5-0), após o 1-1 na Dinamarca, e os insulares ao vencerem na Geórgia o Dila Gori por 2-0, depois do 1-0 no Funchal.
O Sporting é um inevitável e crónico candidato ao título, mas a equipa teve um mau arranque – um “nulo” em Guimarães e uma inédita derrota com o Rio Ave em Alvalade, por 1-0 - e precisa de não perder de vista os lugares da frente.
O Marítimo não será o melhor ou mais desejado oponente nesta fase do Sporting e tendo em conta as dificuldades que os madeirenses conseguem impor em casa a quem os visita, além de que a equipa de Pedro Martins também ocupa os lugares da frente.
A Liga só regressará no fim de semana de 23 de setembro, depois dos compromissos das seleções, a 07 e 11.
Programa da 3.ª jornada:
- Sábado, 01 set:
Vitória de Guimarães – Estoril, 18h30 (SportTV).
Olhanense – FC Porto, 20h30 (SportTV).
- Domingo, 02 set:
Beira-Mar – Moreirense, 16h00.
Gil Vicente – Vitória de Setúbal, 16h00.
Rio Ave – Académica, 18h00.
Paços de Ferreira – Sporting de Braga, 18h00 (SportTV).
Benfica – Nacional, 20h15 (SportTV).
- Domingo, 16 set:
Marítimo – Sporting, 20h15 (SportTV).
Comentários