O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol anunciou esta quinta-feira o mapa de castigos referente à 30ª jornada, com FC Porto e Benfica em destaque.

Os Dragões, que bateram o Boavista por 1-0 no dérbi da Invicta, foram multados em 8.670 euros, que se reparte pelo "uso de engenhos explosivos ou pirotécnicos" por parte dos adeptos (5.100 euros) e o atraso da equipa de Sérgio Conceição (2.040 euros). Os azuis e brancos vão ter ainda de pagar 1.224 euros por cânticos insultuoso contra os axadrezados e o Benfica e pouco mais de 300 euros pelas ações disciplinares a jogadores durante o encontro. Recorde-se que Marcano terminou expulso.

O Boavista, por sua vez, também foi multado, saltando à vista os 765 euros também pelo uso de pirotecnia.

No dia anterior, o Benfica deslocou-se a Barcelos onde triunfou sobre o Gil Vicente por 2-0 e o Conselho de Disciplina aplicou uma multa bem mais pesada no valor de 26 mil euros. Em causa esteve a utilização de engenhos pirotécnicos, o arremesso de objetos para o relvado e alguns insultos das bancadas. Recorde-se que, no 1-0 de Chiquinho, foram mesmo arremessadas algumas tochas para o relvado que levaram à interrupção  do encontro. O isqueiro que foi lançado para dentro do relvado e os insultos ao guarda-redes Andrew valeram uma multa de 1.224 euros.

O Gil Vicente, por sua vez, foi admoestado em 1.020 euros, também pela utilização de pirotécnia.