O FC Porto venceu hoje a Académica por 3-0, em jogo da 24.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado em Coimbra, e mantém assim a pressão sobre o Benfica, primeiro classificado do campeonato.
Uma vitória sem contestação dos campeões nacionais, que ficaram a um ponto dos "encarnados", enquanto a Académica se mantém com dois pontos de vantagem sobre a linha de despromoção.
Os golos portistas foram marcados por Mangala, aos 15 minutos, Danilo, aos 52, e Castro, aos 89.
A equipa "azul e branca" abriu o marcador à passagem do primeiro quarto de hora, num golpe de cabeça do defesa central francês, que, entre os centrais academistas, correspondeu da melhor maneira a um cruzamento de João Moutinho.
Os "estudantes", que somaram o oitavo jogo consecutivo sem ganhar, reagiram ao golo, subindo no terreno, mas seria a equipa portista a estar mais próxima de aumentar a vantagem aos 24 minutos, quando James, na cobrança de um livre direto, levou a bola a bater no poste e ressaltar para as mãos de Ricardo.
O FC Porto continuou a pressionar e, aos 26 minutos, Mangala atirou à barra, novamente de cabeça, depois de um cruzamento tenso de Danilo, na direita.
O médio portista Fernando quase marcava, aos 37 minutos, mas a bola acabou nas mãos de Ricardo, depois de tabelar num jogador da Académica, após uma combinação com Izmaylov.
Antes do intervalo, Makelele poderia ter empatado, mas o remate do médio academista saiu fraco e ao lado, quando Helton estava fora da baliza.
Na segunda parte, o brasileiro Danilo aumentou a vantagem aos 52 minutos, num remate rasteiro, a culminar uma jogada de combinação pela direita, que começou em Lucho e passou por James.
No minuto seguinte, Wilson Eduardo isolou-se, mas Helton chegou primeiro à bola.
A equipa dos "dragões" continuou a pressionar e o avançado Jackson Martinez, aos 55 minutos, dispôs de excelente oportunidade para dilatar o resultado, mas João Dias antecipou-se e fez o corte, quando o colombiano já tinha deixado Ricardo para trás.
O jogo passou depois a desenrolar-se numa toada de parada e resposta.
Aos 69 minutos, os jogadores da Académica reclamaram penalti sobre Edinho, na área do FC Porto, mas o árbitro Bruno Esteves mandou seguir.
A equipa portista fixou o resultado por Castro, aos 89 minutos, num remate colocado de fora de área.
Comentários