O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Fernando Gomes, apresentou hoje o projecto Liga ZON Kids, que pretende ser «um espaço para a divulgação e prática da modalidade por crianças dos 5 aos 12 anos».

A Liga ZON Kids é uma competição que irá possibilitar, ainda de acordo com Fernando Gomes, aos «jovens que habitualmente pratiquem futebol a nível escolar, nas ruas ou ligados a clubes interajam uns com os outros».

O dirigente acrescentou que esta iniciativa visa ainda promover «a prática da modalidade junto de uma faixa etária extremamente importante e que a LPFP quer, de alguma forma, agarrar a este fenómeno do futebol».

Este torneio vai decorrer de 20 de Março – com a primeira etapa a decorrer em Braga - a 26 de Junho e irá movimentar cerca de oito mil crianças, dos 5 aos 12 anos, seguindo o modelo competitivo da Liga dos Campeões.

Em cada uma das 16 etapas, de Barcelos a Olhão – passando por alguns campos da Liga e Liga de Honra – ficará apurada uma equipa de cada escalão para a final, agendada para o Estádio do Restelo, em Lisboa.

«Um dia vais ouvir um estádio a cantar por ti» e «Liga ZON Kids Espalha Magia» são as máximas que irão acompanhar os jovens ao longo da prova, que os promotores pretendem que tenha uma periodicidade anual.

Fernando Gomes considera que esta iniciativa se insere na política seguida pela actual direcção da LPFP de promover e incentivar a ideia do futebol enquanto prática de «um espectáculo atraente, seguro e familiar».

A ideia de captar futuros craques não integra a essência do projecto, mas Fernando Gomes admite que alguns dos participantes poderão mostrar aptidões que, um dia mais tarde, «os transformem em jogadores profissionais».

As equipas serão constituídas por cinco jogadores efectivos e três suplentes e poderão ser inscritos, através dos meios a divulgar oportunamente. A idade do jogador mais velho define o escalão em que a equipa joga.