O triunfo do Benfica sobre o Vitória SC, antes da pausa para os compromissos das seleções, também ficou marcado pelo jogo 100 de Gilberto com a camisola do Benfica. Um momento que o defesa brasileiro considera de grande significado.

"Nunca imaginei que seria tão perfeito. Primeiro, obviamente, a equipa vivendo um grande momento, o Estádio da Luz completamente lotado, um ambiente incrível e a 'torcida' a gritar o meu nome. Parece que muitos ali já sabiam que era o meu centésimo jogo... Parece que havia um pouquinho de expectativa e vi o sorriso de muitos adeptos quando me viram entrar. Fiquei muito feliz, vou carregar esse momento para o resto da minha vida", disse Gilberto em entrevista ao BPlay.

A entrevista ao canal digital do clube serviu também para fazer um balanço da época, em que os encarnados lideram a I Liga e estão nos quartos de final da Champions.

"Já fiz bastantes jogos muitos bons, já joguei na Champions League, e o meu sonho agora é conseguir colocar um título nessa história, que é o mais importante. É disso que é feito o jogador, que marca a história num clube, então, é isso que falta para eu ficar completo. Melhorei muito a minha parte defensiva, e na minha parte ofensiva, aqui no Benfica, tenho estado muito bem e procuro sempre evoluir, porque é disso que é feito um jogador. Tenho aprendido muito com os meus novos companheiros que chegaram, também com Roger Schmidt, ele ajuda-nos muito a evoluir. Sinto-me um jogador mais completo, agora. A convivência que ele tem com os atletas, tanto com aqueles que não jogam como com os que jogam, é sempre igual. O cumprimento dele sente-se que é diferente, olha-te nos olhos, sorri, traz uma energia boa e nós buscamos jogar por ele também."

O próximo desafio do Benfica é em Vila do Conde, para defrontar o Rio Ave, que ocupa o oitavo lugar e vem de duas vitórias consecutivas.

"Voltamos com mais sede ainda de manter o que vimos fazendo de bom e procurar evoluir. Espero que a equipa mantenha o foco, é o mais importante, que possamos fazer um ótimo jogo e trazer os três pontos para casa."