Jogar fora do estádio de Alvalade tem sido um verdadeiro calvário para o Sporting nos últimos meses. Contabilizando os jogos da Liga realizados fora de portas, são já nove os encontros consecutivos sempre a sofrer golos longe de ‘casa’. Se a estas nove partidas juntarmos todas as deslocações para o campeonato desde o início da época pode-se verificar que o Sporting sofreu golos em 11 das 14 partidas.

Estes são dados relevantes se pensarmos que as equipas treinadas por Jorge Jesus costumam ser conhecidas por serem muito fortes no capítulo defensivo.

Se estendermos este critério dos golos sofridos fora de casa a todas as competições em que o Sporting está ou esteve envolvido os números são ainda mais alarmantes. A derrota em Braga no último fim de semana é a 15.ª partida consecutiva, longe de Alvalade, em que a equipa de Jorge Jesus concede golos. A turma de Alvalade só não sofreu golos em apenas três das 24 partidas realizadas longe de 'casa' em todas as competições, precisamente três encontros para o campeonato - Rio Ave, Vitória de Guimarães e Desportivo das Aves.

Os ‘leões’ estão a apenas três jogos fora, caso sofram golos, de repetir o pior registo da história do clube verde e branco. Aconteceu na longínqua época de 1946/1947 quando o Sporting sofreu golos em 18 deslocações consecutivas. Nessa altura o treinador era o inglês Robert Kelly e na equipa estavam já os Cinco Violinos.

Mas voltemos apenas aos jogos da Liga. Este tormento de nove jogos consecutivos a sofrer golos começou na vitória em Paços de Ferreira por 2-1 no passado mês de novembro. Desde então, o Sporting sofreu dez golos fora de Alvalade. Nos primeiros cinco encontros fora de portas os ‘leões’ tinham sofrido apenas em três.

Nos jogos realizados no estádio de Alvalade e junto de mais adeptos leoninos os números são bastante diferentes. Nas 14 partidas realizadas em casa, a equipa treinada por Jorge Jesus concedeu quatro golos em apenas três jogos – Estoril, SC Braga e Desportivo de Chaves.

A derrota em Braga vem também confirmar que o Sporting vive uma das piores fases da temporada da equipa leonina. Se nos sete primeiros encontros disputados fora de portas, para o campeonato, os ‘leões’ venceram seis e empataram apenas um, nos restantes sete a realidade foi bem diferente. Apenas duas vitórias, dois empates e três derrotas.