Numa cerimónia em pleno relvado do Estádio do Dragão, junto da baliza do topo sul, Jorge Nuno Pinto da Costa oficializou a continuidade de Iker Casillas nos 'azuis e brancos'.

Os 'dragões' anunciaram, esta quarta-feira, que chegaram a acordo com o guarda-redes espanhol para a renovação de contrato por um ano, tendo mais um de opção. Casillas, 37 anos, chegou aos dragões em 2015 e cumpre a quarta época em Portugal.

"É uma figura do futebol mundial, mas é também uma figura do FC Porto. Hoje o nome de Casillas já é associado ao do FC Porto e o do FC Porto ao do Casillas. Renovámos por mais um ano com mais um de opção. Estou convencido que este não será o último contrato que estamos a fazer. Depende dele e acredito que será uma realidade. Estou muito feliz por continuares connosco, por amares o FC Porto e por amares a cidade", referiu o presidente dos 'azuis e brancos'.

Pinto da Costa garantiu ainda que não foi difícil chegar a um entendimento com o guardião espanhol.

"Se o Iker Casillas não quisesse continuar aqui teria que lhe dar, não o Dragão de Ouro, mas o Óscar do cinema, porque seria um grande ator. Sempre demonstrou com grande sinceridade que gosta do clube, que ama a cidade. Nunca se moveu no FC Porto por interesses monetários. Não tinha a mínima dúvida que seria fácil a renovação, como foi", vincou.

Questionado sobre que título gostaria de ver Casillas levantar, Pinto da Costa 'piscou o olho' à Champions: "Todos, qualquer título me dá prazer. A ele é que daria talvez um prazer especial levantar a taça dos Campeões em Madrid, que é onde é a final. Pode parecer impossível e difícil, mas também o era em 1987, 2004, 2011, neste anos todos em que conquistámos sete títulos internacionais e nunca era previsível que os pudéssemos alcançar."

Casillas, de 37 anos, cumpre a quarta época nos ‘azuis e brancos’, pelos quais se estreou em 15 de agosto de 2015, no triunfo caseiro frente ao Vitória de Guimarães (3-0).

Em Portugal, o guarda-redes conquistou o campeonato em 2017/18 e a Supertaça Cândido Oliveira de 2018.

Antes, no Real Madrid, no qual cumpriu toda a carreira, venceu três Ligas dos Campeões, um Mundial de clubes, duas Taças Intercontinentais, duas Supertaças Europeias, cinco Ligas espanholas, duas Taças do Rei e quatro Supertaças de Espanha.

Já ao serviço da seleção espanhola, conquistou dois Europeus (2008 e 2012) e um Mundial (2010).