O Benfica visitou, este domingo, a cidade de Guimarães e saiu de lá com três preciosos pontos ao vencer o Vitória por 0-4, em jogo de fecho da 23.ª jornada da I Liga. O triunfo na cidade minhota permite aos encarnados isolarem-se na liderança do campeonato português.
Após a passagem aos quartos de final da Liga Europa, onde irá defrontar o Newcastle, o Benfica regressou ao campeonato nacional com um teste difícil em Guimarães, que acabou por passar com sucesso. Para este desafio, Jorge Jesus voltou a poder contar com o argentino Garay, que ficou de fora do encontro em Bordéus. Luisão, que também não jogou em França, chegou a ser convocado mas nem chegou a constar na ficha de jogo. Garay fez dupla com o brasileiro Jardel.
Roderick, Ola John e Rodrigo começaram o desafio no Estádio D. Afonso Henriques no banco de suplentes.
A primeira meia hora jogou-se de forma comedida por parte das duas equipas em campo. Contudo, foi o Benfica que, por três vezes (Lima 1’ e Salvio 17’ e 28’), esteve mais perto de abrir o marcador no Estádio D. Afonso Henriques.
Ao minuto 37, o árbitro Paulo Baptista assinalou grande penalidade a favor dos encarnados depois de ter visto uma falta de El Doua sobre Lima. Foi neste momento que se deu mais um episódio lamentável: Descontentes com a decisão do juiz, os adeptos do Vitória de Guimarães lançaram petardos em direção ao relvado e, um deles, acabou por atingir uma criança que cumpria as funções de apanha-bolas no jogo. A criança teve de ser retirado de campo e receber auxilio médico. Entretanto, Cardozo foi o homem escolhido para converter o penálti e o avançado paraguaio não falhou. Com um remate potente Óscar “Tacuara” Cardozo abriu o marcador.
Até ao final da primeira parte não houve mais golos e o Benfica saiu para o intervalo a vencer pela margem mínima.
Na etapa complementar, o Vitória de Guimarães entrou mais aguerrido, decidido a mudar o rumo do jogo até que, aos 60 minutos, o árbitro Paulo Baptista mostrou o segundo cartão amarelo ao defesa Kanú e foi expulso, colocando a equipa minhota a jogar com dez elementos. 
Para piorar a descompensação numérica em campo, no minuto seguinte, Garay “tirou da cartola” um magnifico chapéu a Assis, fazendo assim o segundo golo dos encarnados.
Após o segundo golo e insatisfeito com os adeptos do Vitória, por estes continuarem a enviar petardos para o campo, provocou o público do Estádio D. Afonso Henriques e acabou por ver o cartão amarelo.
A poucos minutos do final do encontro, Baldé esteve perto de diminuir a desvantagem caseira mas Artur defendeu de forma espetacular o primeiro remate do avançado do Vitória e depois a recarga. O Vitória de Guimarães não marcou e, na resposta, Salvio fez o terceiro golo dos encarnados. Já em tempo de descontos, Rodrigo fez o quarto, confirmando a goleada e selando o marcador em Guimarães.
Com este triunfo na cidade minhota, e com o empate do FC Porto na Madeira, o Benfica isola-se no primeiro lugar da tabela classificativa da I Liga, com quatro pontos de vantagem sobre os Dragões, numa altura em que faltam sete jornadas para o fim.