O Benfica conseguiu, este sábado, mais três pontos ao vencer o GD Chaves por 2-0, em jogo da 10.ª jornada do campeonato português de futebol, disputado no Estádio Municipal Eng. Manuel Branco Teixeira. Fredrik Aursnes e João Mário (penálti) fizeram os golos da formação lisboeta na segunda parte, após uma primeira sofrível.
Tal como fez no jogo da Taça da Liga, Roger Schmidt voltou a apostar num sistema tático com três defesas centrais. Na frente, as águias apresentaram um ataque mais móvel, com Di María, Rafa Silva e Gonçalo Guedes, sem qualquer ponta de lança de raiz.
Numa primeira parte muita cinzenta, com poucas oportunidades de golo e muito vento, o Benfica continuou sem encontrar soluções para um futebol atrativo, e isso traduziu-se em zero golos.
Antes da vitória diante do Arouca na terça-feira passada, o Benfica tinha na bagagem uma derrota (Real Sociedad na Liga dos Campeões) e um empate (Casa Pia no campeonato) e este poderia ser o momento para Roger Schimdt trazer novas soluções, algo que não aconteceu nos primeiros 45 minutos.
Os jogadores do Benfica acabaram por ter mais posse de bola (66%), trocaram-na entre si, mas acabaram por esbarrar na muralha flaviense de forma automática, sem criatividade e empenho.
Veja as melhores imagens do encontro
Na segunda parte, aos 59 minutos, o Benfica chegou ao golo numa jogada de insistência - algo que estava a faltar na equipa encarnada - de João Neves. Num bom trabalho, o jovem médio passou por dois adversários, atrasou para o desvio de Arthur Cabral, que colocou a bola quase dentro da baliza e foi Aursnes quem confirmou o primeiro golo. O lance ainda foi alvo de VAR, mas confirmado por Hélder Malheiro.
Aos 77 minutos, Langa fez falta sobre João Neves e Hélder Malheiro apontou para a marca dos 11 metros, decisão confirmada pelo VAR. Na conversão, João Mário fez o 2-0 com muita calma. Neste lance, Moreno mostrou-se muito desagradado com a decisão arbitral, protestou e acabou expulso.
Já em cima do minuto 90, o croata Petar Musa marcou, mas o golo foi invalidado pelo VAR, determinando que o jogador croata estava em fora de jogo - nove centímetros - no momento do passe de Arthur Cabral.
O Benfica subiu ao primeiro lugar, com 25 pontos, os mesmos do Sporting, que recebe no domingo o Estrela da Amadora e viaja na próxima ronda à Luz. Os encarnados têm agora mais três pontos do que o FC Porto, derrotado (1-0) em casa pelo Estoril Praia.
Comentários