Rúben Amorim fez esta sexta-feira a antevisão à partida do Sporting frente ao Farense, marcada para amanhã e a contar para a 10.ª jornada da Primeira Liga. O técnico do Sporting louvou a equipa do Farense, numa conferência onde teve ainda oportunidade de abordar o mercado, a gestão de expectativas do plantel e o estado físico dos lesionados Nuno Mendes e Jovane.

Primeiro duelo frente ao Farense em 18 anos: "É um jogo histórico do nosso campeonato, é sempre um jogo muito difícil principalmente no Estádio do Farense, neste caso é em Alvalade. É um começar de novo de um clube que desceu aos campeonatos amadores, subiu outra vez e é claramente um histórico do nosso campeonato. Mas o importante é mesmo vencer o jogo, isso é o mais importante e é o que queremos fazer. Sabemos que o Farense tem uma equipa muito boa em termos individuais e coletivos, tem vindo a melhorar muito, jogava num 4-3-3, mudou para o 4-4-2 e melhorou, fez uma grande exibição na Luz, tem bons sinais. Mas nós queremos manter este nosso caminho, também estamos num bom momento"

Castigos: "É o que é. Eu claramente também tenho que melhorar, talvez seja inexperiência e o querer ajudar a equipa. Vou melhorar, em relação à dualidade de critérios não vou comentar, o que eu posso fazer é melhorar o meu comportamento"

Não afastamento de Artur Soares Dias: "Não tenho qualquer opinião sobre o assunto. O meu trabalho é preparar os jogos, preparar a equipa, conhecer os adversários. E quando comento a arbitragem é quando me fazem uma pergunta sobre um qualquer lance, isso eu comento, mas depois fecho completamente e não falo sobre o que se passou nos jogos passados. Não tenho qualquer opinião sobre o assunto"

Reforçar a defesa apesar dos poucos golos sofridos: "O que nós queremos fazer é o que queríamos fazer no início do campeonato, quem vier para a nossa equipa é porque nós achamos que faz parte do projeto, não é porque estamos com mais jogos ou em certas posições que vamos contratar alguém. A nossa ideia é muito clara, os jogadores que nós já queríamos continuamos a acompanha-los. Aqueles que vierem, se vier algum, para o Sporting, são aqueles que nós contamos já para a próxima época, para o projeto do Sporting. Não virá alguém porque temos mais jogos, não. Temos uma ideia clara, estamos muito satisfeitos com este grupo, não podia ser de outra maneira. Se vier alguém, será um jogador para o projeto do clube"

Sporting pratica o melhor futebol em Portugal? "É um pouco de semana para semana, estamos num bom momento claramente, mérito dos jogadores. Mas temos de ver as coisas como elas são, é mesmo o bom momento dos jogadores, mas isso pode mudar de uma semana para a outra. Vamos ter fases menos boas. Não é tanto ver a equipa que está a jogar melhor, há equipas que numa ou noutra altura têm melhores momentos e passa muito por aí. Não acho que o Sporting seja a equipa a jogar melhor no campeonato, acho que o Sporting joga muito bem, mas acho que pode melhorar"

Como se coloca os pés dos jovens na terra: "Eu acho que a juventude trás alguma descontração, o que ajuda em momentos de pressão. Nunca senti o grupo muito eufórico. Já comentei com a equipa técnica que nós antes dos jogos vemos o Neto, o Feddal, o Coates a irem para os quartos descansar a seguir ao almoço e vemos o Matheus, o Nuno Mendes a jogarem ping-pong antes de um jogo. Os próprios jogadores têm um equilíbrio muito bom na forma de estar, que vem da experiência de cada um, eles não estão eufóricos porque lhes passa um pouco ao lado. Mas eles também têm noção da dificuldade de cada jogo, sentem no campo, sabem que falta muito campeonato, estamos no início, há que continuar a trabalhar, isto muda de um momento para o outro. Também mudou o ano passado, começamos muito bem. Já estão preparados, sabem que têm de correr muito"

Paulinho e Matheus Reis: "Obviamente que não vou confirmar [que são alvos do Sporting], isso é um assunto do Hugo Viana, ele é que fica com a parte difícil. O que digo é que nós temos uma ideia do plantel que queríamos no início, obviamente que um ou outro não conseguimos, mas estamos muito satisfeitos com o nosso plantel, temos a nossa ideia. Temos de ser sinceros, não irmos às competições europeias mudou um pouco e tivemos de nos adaptar, porque são menos jogos, porque entrou menos dinheiro. Nós temos um projeto para três épocas, o Hugo Viana fez um excelente trabalho, vai continuar a fazer... O que quero explicar é que se vier alguém será para o projeto"

Permanência dos jovens, apesar da cobiça europeia: "Isso ultrapassa-me um pouco, não quero estar a dar essa garantia porque depois dificulto a vida ao clube, nós não sabemos o dia de amanhã, sabemos como é o futebol. O que penso é que seria bom ficar com estes miúdos durante anos, sei que não é possível, não sei quem vai sair, quando vão sair. O que temos de fazer é trabalhar para inflacionar o valor deles se tiverem de sair e para estarem preparados para jogar pela equipa do Sporting. Principalmente têm de estar preparados para vencerem amanhã ao Farense, que isso é o mais importante, é a única preocupação que tenho"

Nuno Mendes e Jovane: "O Nuno Mendes está melhor, hoje treinou sob vigilância, amanhã vamos decidir se é titular ou não, mas está nos convocados. O Jovane está a fazer a sua recuperação, tem um pequeno problema ainda e estamos a ter todo o cuidado com ele. É um jogador importante para nós, estamos à espera dele, mas não vamos dar passos em falso. Vamos ver quando estará disponível"

Mudanças na frente de ataque: "Eu tive a oportunidade de ver a conferência do mister Sérgio, ele também não desvendou muito da defesa dele, por isso não vou dizer nada do nosso ataque. Temos os jogadores todos preparados, eles deram respostas excelente e nós vamos escolher os que achamos que são melhores para o jogo, sabendo que este mês vamos ter jogos suficientes para todos jogarem. Estão todos preparados, estão todos muito entusiasmados e nós temos um jogo muito complicado amanhã e queremos vencer"