A PSP deteve cinco pessoas na sequência de incidentes registados antes e durante o jogo Sporting-Benfica, da 20.ª jornada da Liga portuguesa de futebol, dos quais resultaram ferimentos em seis agentes.
O subintendente Costa Ramos disse hoje à Lusa que a Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve no exterior do Estádio José Alvalade, em Lisboa, «dois indivíduos identificados como adeptos do Benfica» e no interior «três como adeptos do Sporting».
«Para a detenção dos adeptos do Benfica foram feitos sete disparos de ‘shotgun’ com balas de borracha, uma vez que os agentes foram rodeados por 30 ou 40 indivíduos, que lançaram petardos», explicou o responsável pelo dispositivo de segurança do jogo, considerado de alto risco.
Costa Ramos indicou que a PSP «teve de fazer uma intervenção na bancada [do topo Sul, onde se concentram habitualmente seguidores do Sporting], devido ao arremesso de tochas» durante a primeira parte do encontro, que terminou com vitória do Benfica (2-0).
«Os adeptos reagiram mal à tentativa de detenção, agrediram elementos policiais e tivemos de carregar. Registaram-se seis feridos entre os agentes, dos quais um teve de receber tratamento hospitalar e outros em ambulatório, no estádio», disse Costa Ramos, acrescentando que os agentes foram alvo do arremesso de cadeiras e outros objectos, nomeadamente paus de bandeiras.
O subintendente da PSP indicou ainda que foram realizados «dois autos de contra-ordenação por incentivo à violência», motivando a expulsão de duas pessoas do estádio.
«Não é um balanço tão positivo como gostaríamos, porque houve alguma alteração da ordem, alguns incidentes, e tivemos de fazer uso da força», completou Costa Ramos, lamentando os comportamentos que motivaram a intervenção policial.
Comentários