O Sporting venceu o Rio Ave por 1-0 no sábado, em encontro da 22.ª jornada da I Liga. Foi mais uma vitória ´magra` da turma leonina, que venceu quatro dos seus últimos seis jogos em casa pela margem mínima.

A equipa de Jesus só conseguiu vencer por mais de um golo de diferença frente ao Paços de Ferreira (4-2) e Vitória de Setúbal (2-0) para a I Liga. O Rio Ave juntou-se ao Feirense (2-1), Varzim (1-0) e Arouca (1-0), estes dois últimos para a Taça da Liga, às equipas que estiveram a um golo de não perder em Alvalade.

Ao todo, são sete vitórias magras na Liga, ou seja, 53 por cento dos triunfos da equipa de Jorge Jesus na competição foram por um golo de diferença.

Em termos comparativos, o FC Porto aparece com seis vitórias ´magras` (37 por cento), os mesmos do Marítimo (66 por cento das suas vitórias). Seguem Belenenses (85 por cento das vitórias dos azuis do Restelo foram por um golo de diferença) e Feirense (71 por cento), ambos com cinco.

Frente aos vila-condenses, foi Alan Ruiz a dar a vitória. Bas Dost já tinha sido o herói ao marcar os golos que derrotaram o Belenenses, Feirense e Boavista. Gelson Martins (ao FC Porto) e Adrian (ao Paços de Ferreira e ao Moreirense) foram os autores dos outros golos nas vitórias pela diferença mínima da equipa leonina.

Ao todo, já são 11 vitórias por apenas um golo de diferença esta época, em todas as provas.

O Sporting está a fazer uma temporada aquém do esperado. A equipa de Jorge Jesus foi afastada das Taças da Liga e de Portugal. Ficou em último lugar no seu grupo da Champions e nem conseguiu apurar-se para a Liga Europa. Na I Liga, o Sporting soma 44 pontos em 22 jogos disputados, ou seja, perdeu 33 por cento dos pontos disputados. Tem 13 vitórias, quatro empates e cinco derrotas, 40 golos marcados e 24 sofridos. Lidera o Benfica com 54 pontos, o FC Porto vem a seguir com menos um.