O Sporting venceu o Famalicão por 1-0, em partida a contar para a 3.ª jornada da I Liga. Paulinho marcou o único golo da partida.

Veja aqui o resumo da partida

Era o 100.º jogo de Paulinho: O avançado tem tido um excelente arranque de Leão ao peito, e no encontro frente ao Famalicão voltou a decidir e a confirmar que decididamente está a tentar demonstrar que tem uma maior apetência para o golo esta temporada.

Esperava-se um encontro complicado em Alvalade, frente a uma equipa que se reforçou esta temporada e que tem ambição redobrada no que diz respeito à classificação. Na 1.ª jornada tinha surpreendido o SC Braga fora de portas e visitava o Covil dos Leões com quatro pontos averbados em duas jornadas.

O Sporting queria naturalmente dar continuidade ao bom momento, depois de ter arrancado a liga com dois triunfos, frente ao Vizela e Casa Pia. Na equipa leonina, Amorim fez apenas uma alteração, Hjulmand entrou para o lugar de Marcus Edwards, com Pedro Gonçalves a juntar-se a Paulinho e a Gyokeres no ataque.

O Jogo

O encontro começou morno e foi o Famalicão a primeira equipa a aproximar-se da baliza adversária. Gustavo Sá, ao minuto 15´, atirou ao lado da baliza, logo no primeiro remate do jogo.

Os donos da casa responderam e poderiam ter inaugurado o marcador logo à passagem do minuto 19. Jogada de insistência, com Gyokeres a rematar, o guarda-redes do Famalicão defendeu para a frente, e Paulinho na recarga esteve próximo do golo, mas voltou a levar a melhor no duelo Luiz Júnior.

Os leões insistiam à procura do golo, mas ia faltando alguma capacidade no último terço para definir. Ao minuto 27´, Gyokeres fugiu do lado direito, mas o dianteiro sueco falhou o cruzamento quando Paulinho tinha tudo para fazer o golo.

Face às alterações implementadas por Amorim, ia faltando rasgo à equipa leonina e alguma capacidade para furar a defensiva do Famalicão. Mas ao Sporting não iam faltando oportunidades: Paulinho novamente esteve próximo de fazer o gosto ao pé, depois de um lance de insistência de Ricardo Esgaio, mas falhou o remate.

Só ia dando Sporting, com o Famalicão a remeter-se à sua defensiva. Gyokeres tentou dar um ar da sua graça, numa bela jogada da sua autoria. Depois de tirar um adversário do caminho, disparou uma bomba que Luiz Júnior defendeu para a frente. Na sequência da jogada, Pote meteu a bola em Paulinho e Luiz Júnior foi chamado a intervir novamente.

A primeira parte terminou, com a partida empatada a zero, mas com o Sporting com oportunidades mais do que suficientes para fazer o golo.

No segundo tempo, o Famalicão entrou bem e criou perigo logo na reentrada da segunda parte, mas Esgaio conseguiu limpar a jogada.

O Sporting tentou subir linhas na tentativa de chegar a vantagem. Na sequência de um pontapé livre, Pedro Gonçalves atirou à barra.

Três minutos depois e o Sporting chegou ao golo e quem havia de ser a marcar: Paulinho. Livre da direita de Nuno Santos, Coates ganhou nas alturas ao segundo poste, e no meio da pequena área o dianteiro apareceu a cabecear, no quarto golo em três jornadas da I Liga.

Em novo livre na zona frontal, Gyokeres disparou forte, mas Luiz Júnior opôs-se com categoria.

Amorim mexeu, tentando refrescar a equipa, em diferentes momentos, saíram Nuno Santos, Ricardo Esgaio e Hjulmand, entraram Geny Catamo, Matheus Reis e Daniel Bragança.

Ainda assim, o Sporting não conseguia matar e fazer o 2-0. E sem fazer o segundo, o resultado mantinha-se em aberto.

Aos 72´, ainda se pediu grande penalidade em Alvalade a favor do Sporting, mas mandou seguir André Narciso, depois de consultar as imagens.

Aos 86´, Bragança dispôs se de boa oportunidade num remate de pé direito, mas Luiz Júnior voltou a opor-se.

Já em cima do minuto 90+4, Pedro Gonçalves na marca de penalti não conseguiu novamente bater o guarda-redes do Famalicão.

Com este resultado, o Sporting somou a terceira vitória no campeonato em outros tantos jogos, depois da vitória pela margem mínima.