O Sporting venceu este sábado por 3-1 uma seleção do Algarve, constituída por jogadores de emblemas da região, num encontro de solidariedade disputado no Estádio de São Luís, em Faro, e observado por cerca de três mil espetadores.

Fernandez (33 minutos) abriu o marcador para os algarvios e André Martins (54), Labyad (55) e Viola (59) protagonizaram a reviravolta, na partida que serviu para angariar fundos para a reconstrução dos equipamentos desportivos danificados pela intempérie que afetou o concelho de Silves, a 16 de novembro.

O treinador belga Franky Vercauteren aproveitou o jogo para rodar a equipa, mantendo apenas Eric Dier, Insúa e Capel no "onze", face ao empate com o Moreirense (2-2), da última jornada da I Liga de futebol.

Por seu lado, Manuel Cajuda, natural de Olhão, que acedeu ao convite da Associação de Futebol do Algarve para dirigir o conjunto algarvio, reuniu 20 jogadores de vários emblemas da região: Olhanense (I Liga), Portimonense (II Liga), Louletano, Farense e Quarteirense (II Divisão) e Lagoa e Esperança de Lagos (III Divisão).

Com um setor ofensivo constituído por quatro jogadores do Olhanense, a seleção algarvia começou melhor e Tiago Targino dispôs de uma boa ocasião aos 13 minutos, rematando para defesa de Marcelo Boeck.

Em ritmo de jogo-treino, o encontro pouco animava as bancadas, até que os algarvios chegaram à vantagem, aos 33 minutos, com Djalmir, o "manager" do Olhanense hoje regressado aos relvados, a assistir de cabeça o argentino Fernandez (Olhanense) para um remate de primeira dentro da área.

No Sporting, os elementos utilizados não aproveitaram a oportunidade e a equipa "leonina" voltou a exibir-se a um plano negativo, sem criatividade para criar perigo junto da baliza de Carlos e apenas somando remates sem nexo de fora da área.

Contudo, com cinco mudanças ao intervalo, os "leões" surgiram com outra disposição no início da segunda parte e viraram o resultado em um minuto, com golos de André Martins (54) e Labyad (55), tendo Viola aumentado a diferença pouco depois (59).

Com o resultado feito e o mais importante, a angariação de verbas para a recuperação dos equipamentos desportivos de Silves, concretizado, o jogo voltou ao ritmo da primeira parte e as duas equipas deixaram a partida "correr" até ao apito final, ao qual se seguiu uma invasão pacífica de relvado dos adeptos sportinguistas em busca dos autógrafos das "estrelas".