O Sporting venceu o Troféu Cinco Violinos, batendo a Fiorentina por 1-0, em jogo realizado no Estádio de Alvalade. O encontro foi decidido graças a intervenção do videoárbitro, que validou o golo de Bas Dost, inicialmente anulado pelo fiscal-de-linha por suposto fora de jogo.
Esta tecnologia voltou a mostrar-se muito útil, tal como já se tinha verificado durante a Taça das Confederações, mas também no recente Sporting 2-0 Mónaco, em Alvalade.
Este domingo, o Conselho de Disciplina explicou, numa conta criada no twitter para o efeito, todos os passos que levaram o VAR (videoárbitro) em anular a decisão do árbitro assistente e validar o golo do holandês. A FPF lembra que o protocolo diz que todos os lances de golo têm de ser revistos.
Numa primeira fase o árbitro segue indicação do seu árbtro assistente mas depois é aconselhado a esperar.
O videoárbitro chamou a atenção do árbitro que a decisão do seu assistente poderia estar errada. Depois de ver a jogada num ecrã, confirmou o golo e anulou a decisão do auxiliar.
Entre o remate de Bas Dost e a decisão de João Pinheiro, passaram-se 1 minuto e 18 segundos. Perdeu-se um pouco de tempo, ganhou-se na verdade desportiva.
Comentários