A União Desportiva de Leiria pretende avançar com um processo por tráfico de influências contra a presidente da Câmara de Leiria, Isabel Damasceno (PSD), por oferta de bilhetes para o jogo com o Benfica, revelou hoje o vice-presidente para o futebol profissional.

Segundo Paulo Sarraipa, “há uma atitude discriminatória” em relação à U. Leiria por parte da autarquia. “O clube tem sido sempre ignorado e voltou a acontecer neste jogo com o Benfica”, em que nenhum convite para a tribuna VIP foi endereçado à União de Leiria, “mas diversas pessoas e entidades estiveram lá sentadas”, no que é interpretado pelos leirienses como “manipulação de votos” e “tráfico de influências”.

A direcção do clube reuniu segunda-feira e está, segundo o vice-presidente, “a estudar o processo, a reunir testemunhas para esta situação escandalosa que está a ocorrer em altura pré-eleitoral”, em que “a dra. Isabel Damasceno está a misturar política com futebol”.

Entre as provas que afirma ter, o dirigente avança com a situação de “uma funcionária da autarquia de Leiria que me disse que a presidente da Câmara lhe ofereceu bilhetes no camarote para o União de Leiria - Benfica: um para ela, outro para o marido e outro para o pai que, por acaso, é funcionário na minha empresa. E ele disse-me que Isabel Damasceno estava a oferecer-lhes bilhetes para votarem nela”.

Paulo Sarraipa considera “uma atitude discrimatória e provocatória” o facto “da União de Leiria não estar na bancada VIP – uma situação que se tem repetido -, que estava cheia de representantes de outros clubes do concelho e de pessoas que nem funcionários da autarquia são”.

“Esta situação está documentada e por isso queremos avançar com o processo por tráfico de influências, através da oferta de bilhetes”, realçou o vice-presidente dos leirienses, acrescentando que está também em estudo “uma queixa à Comissão Nacional de Eleições”, visto Isabel Damasceno ser candidata a um novo mandato à frente da autarquia.

A presidente da Câmara de Leiria, através do seu adjunto, declinou comentar a situação, alegando desconhecimento de qualquer posição oficial da União Desportiva de Leiria sobre esta matéria. O presidente da SAD da União de Leiria, João Bartolomeu, também declinou qualquer comentário.

O jogo União de Leiria – Benfica, relativo à quinta jornada da Liga portuguesa de futebol, decorreu domingo, no Estádio Municipal de Leiria, e terminou com a vitória dos encarnados por 2-1. A assistência, de 22.676 pessoas, fixou um novo recorde de entradas em jogos de competições nacionais no estádio de Leiria.