Já lá vão dois anos sem conquistar o campeonato e o FC Porto caminha a passos largos para o terceiro. A derrota dos 'azuis-e-brancos' em Braga, por 3-1, deixou a equipa de José Peseiro a quatro pontos do Sporting e a seis do Benfica e o título é cada vez mais uma miragem.

O decorrer do jogo já indiciava um resultado com golos, mas a verdade é que estes tardaram. No primeiro tempo não surgiram, apesar de remates perigosos para ambos os lados, e apenas aos 71 minutos foi aberto o marcador, com Hassan a dar início à montanha-russa. Maxi Pereira ainda empatou e pareceu que o FC Porto salvaria pelo menos um ponto, mas o duplo golpe de Rafa e Alan - este último com 'ajuda' de Casillas - abateu um Dragão que, mais uma vez, não teve pernas para evitar um mal maior.

Em termos táticos, José Peseiro optou na Pedreira por uma dupla de médios defensivos - Danilo Pereira e Rúben Neves - dando indícios de uma estratégia um pouco mais conservadora, com base numa posse de bola forte. O Sporting de Braga avaliou de início a estratégia 'azul-e-branca' e aos poucos foi tentanto responder. Foi crescendo ao longo do jogo, equilibrou os domínios e acabou a vencer. Por erros defensivos do adversário, mas também pela acutilância dos seus avançados.

Certo é que dois erros defensivos sem desculpa cortaram as asas ao Dragão: Marcano, no lance do golo de Hassan, e Casillas, no 3-1 final da autoria de Alan. Assim tudo se tornou mais difícil para a equipa de Peseiro e muito mais simples para os homens de Fonseca.

Sporting de Braga - Destaques

Hassan - Foi uma seta sempre apontada à baliza de Casillas e aproveitou da melhor forma o erro crasso de Marcano para abrir o marcador num momento em que a partida parecia caminhar para um aborrecido empate a zero. Apareceu no local certo e fez o seu décimo golo na presente edição da Liga.

Djavan - Essencial nos processos ofensivos pela esquerda, conseguiu somar duas assistências de qualidade, influenciando de forma decisiva o resultado da partida. Um grande regresso.

FC Porto - Destaques

Danilo Pereira - O 'polvo moderno' do FC Porto fez mais uma exibição de grande qualidade, marcando como sempre o ritmo das trasnições ofensivas. Faz tudo: defende, passa, transporta a bola. Um médio de enormes qualidades.

Brahimi - Foi, como habitualmente, um dos poucos a tentarem impor alguma criatividade na equipa portista. Não chegou para influenciar o resultado, mas assumiu papel de destaque nos movimentos ofensivos.