O Vitória de Guimarães B regressou aos triunfos na II Liga, após bater o Santa Clara por 2-1, resultado que permitiu aos vimaranenses a segunda vitória em casa, na nona jornada.

Num jogo bem disputado e emotivo, os vimaranenses ficaram em desvantagem, após um golo de Porcellis (46), mas conseguiram a cambalhota no marcador, por intermédio de Índio (68) e Tiago Rodrigues (84).

Com este resultado, o Vitória B subiu à 13ª posição, com 10 pontos, enquanto o Santa Clara está no 17.º lugar, com sete pontos.

A equipa da casa entrou mais forte na partida e, aos 10 minutos, Tomané esteve muito perto do tento inaugural, quando, em zona frontal à baliza açoriana, atirou, à meia volta, por cima.

A equipa forasteira equilibrou, progressivamente, o jogo, controlando a posse de bola. Aos 28 minutos, Tony desperdiçou a melhor oportunidade da primeira parte, quando, com a baliza à mercê, cabeceou por cima.

Só nos últimos dez minutos do primeiro tempo a turma de Luiz Felipe voltou a controlar o encontro e esteve perto de marcar, num remate de Índio (41), à entrada da área, que quase surpreendeu Hélder Godinho.

A segunda parte começou com o golo do Santa Clara. Alex cobrou um livre do lado esquerdo e Porcellis antecipou-se a Assis para fazer o primeiro golo do jogo.

A equipa da “cidade berço” procurou reagir, mas fê-lo com muitos nervos à mistura e, só depois do primeiro quarto de hora, instalou-se no meio campo insular.

O Vitória B alcançou a igualdade, quando, na sequência de uma jogada individual, Tomané rematou para defesa incompleta de Hélder Godinho e Índio, na recarga, atirou para golo.

Nos dois minutos seguintes, o Vitória dispôs de dois lances para concretizar a reviravolta. De bola parada, Tiago Rodrigues obrigou Hélder Godinho a defesa de recurso. No canto, Tomané cabeceou a milímetros da barra.

A equipa de Luís Miguel aliviou a pressão vitoriana por alguns minutos, mas acabaria por sofrer a reviravolta no seguimento de uma falta que deu a expulsão a Luiz Carlos, aos 84 minutos.

Kaká entregou para Tiago Rodrigues que, de longe, desferiu um remate que entrou junto ao ângulo esquerdo inferior da baliza de Hélder Godinho.

Nos poucos minutos que restaram, o Santa Clara não teve argumentos para alcançar a igualdade, enquanto o Vitória B conseguiu circular a bola longe da sua área.