Com algumas esperanças, ainda que remotas, na qualificação ao CAN2017, no Gabão, as seleções de futebol de Angola e da República Centro Africana (RCA) jogam este domingo, em Bangui, para a quinta e penúltima jornada do grupo B, de apuramento a esta competição que reúne os melhores do continente africano.
Tendo ambas ainda possibilidades de marcar presença no Campeonato Africano das Nações, os dois conjuntos defrontam-se com "calculadora nas mãos", para nas contas finais saberem se conseguiram os seus intentos, quer como primeiro do grupo ou como segundos melhores colocados dentre 13 grupos.
Angola soma quatro pontos, na terceira posição, contra sete do seu adversário, em segundo, num grupo liderado pelo Congo Democrático, com nove. Madagáscar é último com apenas dois.
Matematicamente, os Palancas Negras ainda podem terminar na frente do grupo, bastando vencer os dois jogos que restam, a começar com este de domingo, e seguindo-se Madagáscar, em Luanda, e esperar por derrocada dos congoleses nessas duas últimas jornadas.
Com essas contas, o conjunto angolano totalizaria 10 pontos e acabaria igualado com os centro africanos, mas com vantagem sobre estes no resultado entre si.
Por isso, as expectativas são grandes quanto a essa partida, a segunda no historial. O primeiro aconteceu precisamente há um ano, em junho de 2015, na cidade do Lubango, na primeira jornada, onde os Palancas Negras cilindraram os Veados do Baixo Ubangui por 4-0, bom bis de Gelson e outros de Gilberto e Dolly Menga.
Neste jogo a disputar-se no estádio Complexe Barthélémy Boganda, às 15 horas, a seleção angolana entra com as ausências notáveis de Ary Papel e Gelson, lesionados, mas com um leque de atletas experientes, como Igor Vetokele (Charlton Athletic da Inglaterra), Dolly Menga (Tondela), Buatu (Waasland Beveren), Clinton da Mata (Sporting Charleroi) e Kusunga (União da Madeira).
Não resta outro pensamento que não seja o da vitória, como tem realçado o selecionador José Kilamba e os seus pupilos, dando assim esperanças de qualificação ao CAN, o que seria a sua oitava participação, depois do África do Sul/96, Burkina Faso/98, Egito/2006, Gana/2008, Angola/2010, Gabão/Guiné Equatorial/2012 e África do Sul/2013.
Angola vai para este jogo com os seguintes futebolistas: Dominique, Mário, Yuri, Isaac, Carlinhos, Abdul, Gomito, Eddie, Paty, Yano, Dolly Menga, Pana, Clinton da Mata, Buatu, Kusunga, Igor Vetokele, Herinilson e Nandinho.
Comentários