A seleção portuguesa de futebol procura na sexta-feira alcançar, frente à frágil equipa de Andorra, a sua primeira vitória no Grupo B de qualificação para o Mundial2018, no regresso de Cristiano Ronaldo à formação das ‘quinas'.

Em Aveiro, Ronaldo vai vestir pela primeira vez a camisola lusa desde que Portugal se sagrou campeão europeu, num duelo em que é esperada uma goleada, já que Andorra aparece como a equipa mais fraca do agrupamento.

Depois do desaire na Suíça (2-0) no arranque, Portugal necessita não só de bater Andorra, mas também, três dias depois, as Ilhas Faroé, para relançar a sua candidatura ao primeiro lugar do Grupo B, o único que dá acesso à fase final do próximo Campeonato do Mundo, que vai decorrer na Rússia.

Ao mesmo tempo que a seleção nacional defronta pela quarta vez na sua história Andorra, o selecionador Fernando Santos deverá desejar que a Suíça ‘tropece' na sua deslocação à Hungria, embora os magiares tenham protagonizado um dos resultados mais surpreendentes da primeira jornada, ao empatar nas Ilhas Faroé (0-0).

Frente a Andorra, seleção que deverá remeter-se ao seu meio-campo na tentativa de retardar ao máximo um golo português, é esperado que Fernando Santos reforce a frente de ataque e coloque Éder, o herói da final do Euro2016, ou André Silva, em destaque no FC Porto, junto a Cristiano Ronaldo e Nani.

Mais atrás, Renato Sanches, que falhou a deslocação a Basileia devido a problemas físicos, pode aparecer no ‘onze', junto a William Carvalho e João Mário, ainda mais depois da lesão de Adrien Silva e de João Moutinho ter chegado ‘tocado' aos trabalhos da seleção. André Gomes também poderá ser solução.

A maior dúvida aparece no lado direto da defesa, com João Cancelo e Nelson Semedo a lutarem pelo lugar, devido à ausência de Cédric Soares, que se lesionou pelo Southampton dias antes da concentração da seleção lusa.

Com um registo de três derrotas, com 14 golos sofridos e apenas um marcado, Andorra irá tentar sair de Aveiro com um resultado ‘leve', embora tenha iniciado a qualificação com um desaire mínimo (1-0) na receção à Letónia.

Apenas por uma vez a seleção andorrana, que começou a competir oficialmente em 1996, festejou a vitória, em 2004, quando bateu em casa a Macedónia, por 1-0, no apuramento para o Mundial2006.

Portugal está a tentar alcançar o quinto apuramento seguido para a fase final de um Mundial e o sétimo de toda a sua história.

O Portugal-Andorra, no Estádio Municipal de Aveiro, está agendado para as 19h45 e terá arbitragem do austríaco Oliver Drachta.