São oito os atletas dinamarqueses impedidos de alinhar neste desafio do Grupo 1 de apuramento para o Mundial2010.

A defesa e linha avançada são os locais em que o seleccionador Morten Olsen mais tem de mexer, situação que já lidará com naturalidade, uma vez que têm sido recorrentes os impedimentos nesta fase de qualificação: Portugal já utilizou 27 atletas, enquanto a Dinamarca já vai em 35.

Na defesa devem registar-se alterações nas laterais: o polivalente William Kvist (FC Copenhaga) deixa o meio-campo para jogar como defesa direito, enquanto Lars Jackobsen (Blackburn Rovers) vai passar da direita para a esquerda.

Face à ausência de Daniel Agger (Liverpool), o único totalista na Dinamarca, os “italianos” Simon Kjaer (Palermo) e Per Kroldrup (Fiorentina) devem fazer a dupla de centrais.

À frente da defesa jogarão dois médios com características mais defensivas - Christian Poulsen (Juventus) e Jacob Poulsen (AGF Aarhus) -, que dão apoio a um losango ofensivo que não conta com Thomas Kahlenberg (Wolfsburgo), autor do golo do triunfo na Suécia (1-0), em Junho.

Dennis Rommedahl (Ajax) e Martin Jorgensen (Fiorentina) ocupar-se-ão das “alas”, enquanto Jon Dahl Tomasson (Feyenoord) jogará atrás do ponta-de-lança Soren Larson (Duisburgo), melhor marcador da equipa com cinco golos em apenas três jogos.