Em semana de paragem para as Seleções, nada melhor do que sabermos em que posição Portugal se encontra no ranking das Seleções mais jovens do Mundo.

O Observatório de Futebol (CIES) publicou esta quarta-feira mais um relatório semanal onde elabora uma lista de 126 Seleções mundiais ordenadas consoante a sua média na faixa etárias de jogadores entre fevereiro de 2022 e março de 2023. Portugal aparece na lista, mas está longe de figurar entre as equipas mais jovens.

A Equipa das Quinas aparece com uma média de idades de 28,18 anos, em igualdade com a Austrália e Argélia e curiosamente mais 'nova' que Seleções como o Brasil (28,40), Argentina (28,39 e vencedora do último Mundial) e Suíça (28,27), esta última eliminada pela equipa então orientada por Fernando Santos nos oitavos de final da competição disputada no Qatar. A maioria dos jogadores utilizados por Portugal ocupa a faixa etária dos 26 aos 29 anos, existindo apenas 5,8% de taxa de utilização de jogadores com idade inferior a 21 anos.

De referir ainda que, na lista divulgada, a Seleção mais jovem é a do Bahamas (203º lugar do ranking FIFA e longe de estar presente nas grandes competições internacionais), com uma média de idades de 22,82 anos. A mais velha é o Kuwait (148º lugar no ranking e também longe das competições internacionais) com  29,76 anos.

O Observatório do Futebol destaca ainda a média de idades de Estados Unidos (24,74), Equador (25,78) e Gana (25,97), as seleções mais jovens que participaram no último Campeonato do Mundo do Qatar. As mais velhas foram a Bélgica (29,40, então orientada por Roberto Martínez e bastante criticada nesse sentido), a Coreia do Sul (29,01) e a Costa Rica (28,55).

Nesta nova fase de apuramento para as competições internacionais, perspetivam-se alterações na escala etária das diferentes Seleções, com Portugal a poder passar por um novo processo de rejuvenescimento agora sob o leme de Roberto Martínez.