O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) congratulou-se este domingo com o apuramento da seleção de sub-19 para o Europeu da categoria, garantido em Barcelos com um triunfo por 1-0 sobre a Dinamarca.
«A presença, de novo, na fase final de um Campeonato da Europa é motivo de grande contentamento e significa que o caminho de aposta nas camadas jovens é o mais adequado», disse Fernando Gomes, citado pelo sítio da FPF.
O líder federativo acompanhou o encontro com os dinamarqueses desde Genebra, onde chefia a comitiva da principal formação das “quinas”, que defronta segunda-feira a Croácia, num particular marcado para aquela cidade suíça.
«Quero, desde já, felicitar a seleção nacional de sub-19 e desejar-lhe a melhor sorte para a fase final, na Lituânia», disse Fernando Gomes.
De acordo com o presidente da FPF, esta qualificação tem o “dedo” de uma nova realidade no futebol nacional, as equipas “B”, que competiram em 2012/2013 na II Liga.
«Não tenho dúvidas de que a implementação das equipas B nos campeonatos profissionais permite aos jovens futebolistas um espaço de competição e afirmação que não deve ser dissociado destas demonstrações de competitividade que vão reaparecendo ao nível das seleções jovens», explicou.
Fernando Gomes foi claro: «Alguns destes futebolistas tiveram possibilidade de competir ao mais alto nível durante a época e o mesmo se passou, por exemplo, com os jogadores que dentro de pouco tempo estão na Turquia a participar no Mundial de sub-20».
A seleção portuguesa de futebol de sub-19 qualificou-se hoje para a fase final do Europeu da categoria, ao vencer a Dinamarca por 1-0, na terceira e última jornada do Grupo 4 da Ronda de Elite, que conquistou.
Um golo do sportinguista Bruma, aos 88 minutos, de grande penalidade, selou o triunfo da formação lusa, que venceu os três encontros de apuramento, para um total de nove pontos, contra seis dos dinamarqueses.
A fase final do Europeu de sub-19 de 2013 realiza-se na Lituânia, de 20 de julho a 01 de agosto, sendo que o sorteio está marcado para sexta-feira.
Comentários