Portugal goleou, esta quinta-feira, as Ilhas Faroé por 5-1 em jogo referente ao Grupo B de qualificação para o Mundial2018, disputado no Estádio do Bessa, no Porto. Cristiano Ronaldo foi a figura do encontro ao apontar três golos.
Adrien Silva foi autorizado a ausentar-se da concentração da seleção portuguesa até sexta-feira. O médio do Sporting encontrava-se na concentração da seleção nacional, mas já estava fora das opções para o jogo devido a uma lesão. O mesmo destino teve Bruno Alves, que foi dispensado após o defesa-central se ter sentido indisposto.
Tudo apontava para um jogo tranquilo quando logo aos três minutos o capitão Cristiano Ronaldo inaugurou o marcador. Após um cruzamento da direita de Bernardo Silva para a zona do segundo poste, apareceu CR7 que, com um pontapé de moinho, abriu o marcador num grande golo.
Portugal continuava com muita posse de bola, a tentar ganhar velocidade e a ganhar espaços, enquanto as Ilhas Faroé defendiam como podia. Mesmo a perder a equipa visitante não desprendia da sua postura defensiva, percebendo-se que não se tratava de estratégia mas sim de sobrevivência.
Perto da meia hora de jogo, William colocou a bola em João Mário na área e este foi derrubado por Faero e o árbitro sérvio Srdjan Jovanovic apitou para grande penalidade. Cristiano Ronaldo converteu com sucesso, fazendo o seu 77.º golo pela seleção nacional, igualando Pelé e isolando-se no segundo lugar da lista de melhores marcadores das seleções europeias.
A caminhar para o intervalo, Portugal apresentava um 74% de posse de bola.
Num lançamento lateral para o primeiro poste, onde houve um desvio para o coração da área, um defesa da Ilhas Faroé encheu o pé e surpreendeu Rui Patrício, que nada pôde fazer. A equipa orientada por Fernando Santos "adormeceu” e as Ilhas Faoré aproveitaram a benesse.
O segundo tempo serviu para levantar qualquer dúvidas sobre a superioridade portuguesa. Aos 58 minutos, após um cruzamento de Ronaldo, William Carvalho cabeceou para o terceiro de Portugal. Seis minutos depois, foi a vez de CR7 completar um hat-trick, num remate sem hipóteses de defesa para o guarda-redes Nielsen.
Nélson Oliveira entrou aos 81 minutos, para o lugar de André Silva, e precisou apenas de três minutos para marcar. Cristiano Ronaldo foi à linha e cruzou atrasado, Feroe fez um corte deficiente e acabou por assistir Nélson Oliveira, que não perdoou.
Goleada no Bessa, dando confiança para o próximo jogo, esse sim um grande desafio, diante da seleção húngara em Budapeste.
Portugal continua no segundo lugar do agrupamento com 18 pontos, menos três que a Suíça, que lidera, e mais oito que a Hungria, que é terceira. Tanto os suíços como os húngaros venceram os respectivos encontros desta tarde, contra a Andorra (3-0) e Letónia (3-1) respetivamente.
Comentários