Ilídio Vale, treinador-adjunto da nova estrutura técnica da seleção portuguesa de futebol, liderada por Fernando Santos, tem uma longa carreira de treinador, mas foi o Mundial de sub-20 de 2011 que o levou à ribalta.
Nascido na Maia, em 1957, Ilídio Vale iniciou-se ainda muito novo como coordenador técnico na área da formação na equipa da terra, o Nogueirense, aos 29 anos, mas em pouco tempo chegaria a um grande do futebol.
Bastariam duas épocas para o treinador, então com 32 anos, chegar ao FC Porto, clube em que teve papel fundamental quase sempre na área da formação, num vínculo que durou 18 anos, até 2007, entre juvenis, juniores e equipa B.
Nos “dragões”, com várias tarefas em quase duas décadas de trabalho, o treinador granjeou vários títulos nos escalões mais jovens, além de ter chegado a dar apoio à equipa principal do clube.
A chegada à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ocorreu em 2009 e foi aí que Ilídio Vale, licenciado em Educação Física, com especialização em futebol, teve um dos seus desempenhos de maior relevo.
O treinador conduziu a seleção portuguesa de sub-20 à final do Mundial da categoria em 2011, na Colômbia, uma competição que tem sido de boas memórias para a equipa das “quinas” (campeã em 1989 e 1991).
Depois de vencer o seu grupo e eliminar históricos como a Argentina ou a França, Ilídio Vale conseguiu chegar à final, em Bogotá, e quase fazer história.
Com um leque de jogadores em que constavam nomes como Mika, Cédric, Roderick ou Nélson Oliveira, Ilídio Vale apenas viu a equipa perder (3-2 no prolongamento) com o Brasil, de Danilo, Alex Sandro, Oscar (“hat-trick” na final) ou Willian.
O coordenador técnico das seleções jovens da FPF assume agora as funções de adjunto de Fernando Santos.
A tarefa de Ilídio Vale, de 56 anos, vai ser ainda mais relevante, tendo em consideração a suspensão por oito jogos imposta pela FIFA a Fernando Santos, na sequência da expulsão nos oitavos de final do Mundial2014, quando orientava a seleção da Grécia, no jogo com a Costa Rica.
A restante equipa técnica da seleção portuguesa vai ser composta por Fernando Justino e João Carlos Costa, ambos treinadores adjuntos, e Ricardo Santos, que será responsável pelo "scouting".
Comentários