A seleção portuguesa de futebol de praia perdeu hoje com a Ucrânia por 1-2, na terceira e última jornada do Grupo B da fase de qualificação para o Mundial2013, no Taiti.

Depois das goleadas sobre a Moldávia, por 8-2, e Grécia, por 9-2, a equipa orientada por Zé Miguel foi travada pelos ucranianos, embora tenha garantido o apuramento para a segunda fase de qualificação, ao terminar no segundo posto do Grupo B.

No Muscovite Victory Square, em Moscovo, onde decorre esta fase de qualificação, Portugal inaugurou o marcador por intermédio de Jordan Santos, aos quatro minutos do primeiro período, mas os ucranianos deram a volta ao resultado com os golos de Butko, a começar o segundo período, e Borsuk, aos nove minutos da terceira e última parte.

Apesar da derrota, Portugal mantem-se na corrida a uma das quatro vagas europeias para o Mundial do próximo ano.

As seleções da Ucrânia e Portugal serão agora reagrupadas num sistema de “playoff”, com os portugueses a defrontarem quarta-feira a França, a partir das 19:45 locais (16:45 em Lisboa).

«Era um jogo que se previa difícil entre duas equipas que lutavam pelo primeiro lugar do grupo e pela soma de pontos para, na segunda fase, se posicionarem bem. Sabíamos que ia ser um jogo extremamente desgastante em termos físicos e a Ucrânia é uma equipa muito forte fisicamente», admitiu, no final, Zé Miguel, citado pelo site oficial da Federação Portuguesa de Futebol.

Na próxima fase, Portugal mantém, para o selecionador, os «objetivos intactos», assegurando que a seleção nacional vai «corrigir alguns aspetos» para conseguir «ultrapassar a França».