A seleção portuguesa de futebol defronta na sexta-feira Andorra, um adversário ‘simpático' nas três vezes que ‘esbarrou' com Portugal, que alcançou sempre resultados expressivos, o mais pesado na última ocasião em que se defrontaram, em 2001.
Há pouco mais de 15 anos, a 01 de setembro, em plena fase de apuramento para o Mundial2002, a seleção lusa foi a Lérida vencer por 7-1, com Nuno Gomes a marcar quatro golos e a ficar na história do futebol nacional como um dos quatro jogadores que alcançou esse feito em apenas um encontro. Os outros foram Eusébio, João Vieira Pinto e Pauleta.
Um ‘poker’ é dos poucos recordes que Cristiano Ronaldo, que deverá defrontar Andorra em Aveiro, ainda não conseguiu alcançar com a camisola das ‘quinas'. O avançado já fez três ‘hat-trick' com as cores nacionais.
Nesse jogo, Nuno Gomes acabou substituído por Rui Jorge, que também marcou, assim como Pauleta e Sérgio Conceição. Alonso reduziu para a Andorra e continua a ser o único a marcar pela seleção andorrana a Portugal.
As duas equipas já se tinha defrontam poucos meses antes, a 28 de fevereiro, no Funchal, na altura com Portugal a ficar ‘apenas' pelo 3-0, com um ‘bis' de Luís Figo e novo golo de Pauleta.
O primeiro embate ocorreu num particular em 1999, no Estádio Nacional, em Oeiras, com um triunfo por 4-0, com golos de Rui Costa, João Vieira Pinto, Figo e Pauleta. Na altura, Portugal disputava o apuramento para o Euro2000.
O Portugal-Andorra, no Estádio Municipal da Aveiro, está agendado para as 19:45 e terá arbitragem do austríaco Oliver Drachta.
O encontro conta para a segunda jornada do Grupo B de apuramento para o Mundial2018.
- Os três jogos disputados com Andorra:
18/08/99 Andorra (C), 4-0, Lisboa, Particular
(Rui Costa, João Pinto, Luís Figo, Pauleta)
28/02/01 Andorra (C), 3-0, Funchal, Qualif. Mundial
(Luís Figo 2, Pauleta)
01/09/01 Andorra (F), 7-1, Lérida, Qualif. Mundial
(Nuno Gomes 4, Pauleta, Rui Jorge, Sérgio Conceição/Alonso)
Comentários