Rui Jorge anunciou ao final desta manhã a convocatória da seleção sub-21 para o jogo da fase de apuramento para o Campeonato da Europa de 2013 e saltam à vista a presença de alguns jogadores que estiveram presentes na seleção sub-20 que recentemente se sagrou vice-campeã do Mundo, na Colômbia.

O treinador assumiu que conta com esta nova geração e que quer aproveitar o momento motivacional porque estão a passar.

«Julgo que todos estão motivados porque estamos a iniciar uma fase de qualificação, mas obviamente contamos com a motivação dos sub-20. Não só pela excelente prestação que tiveram, mas por integrarem uma seleção que é um degrau mais acima do que aquela onde estiveram até agora», afirmou Rui Jorge, realçando que agora têm de voltar a mostrar o seu valor neste escalão:

«Fizeram o seu trabalho de uma forma fantástica comandados pelo Professor Ilídio Vale, mas a partir de agora deixa de existir a seleção de sub-20 e sub-21. Passa a existir um grupo e cabe-lhes demonstrar que têm lugar nesta seleção.»

O selecionador revelou-se apreensivo por muitos destes novos valores não terem lugar nos seus clubes, mas frisou que também lhes cabe a eles agarrar as oportunidades quando elas surgem.

«É evidente que nos causa apreensão quando eles não competem. Isso também lhes compete a eles a nível de clubes e precisam de continuar a trabalhar e a demonstrar o seu valor como fizeram na seleção.»

Quanto ao adversário para a estreia da fase de qualificação para o Europeu de 2013, Rui Jorge espera dificuldades, mas quer começar com uma vitória.

«O primeiro jogo é sempre muito importante em fases de qualificação. É sempre bom iniciar a vencer. A Moldávia não é uma equipa totalmente desconhecida para nós. Penso que são mais fortes ofensivamente do que defensivamente, mas acima de tudo temos de confiar no que temos vindo a fazer, nos nossos jogadores e na nossa organização», terminou.

Convocados

Guarda-redes: Anthony Lopes, Cristiano, Mika
Defesas: Cédric, Ivo Pinto, João Pereira, Pedro Mendes, Ruben, Vítor Bastos
Médios: André Almeida, André Martins, Amado, Diogo Rosado, Josué, Saná, Ricardo Martins
Avançados: Abel, Diogo Viana, Nélson Oliveira, Rui Fonte, Wilson