Este artigo tem mais de 12 anos
O "Meu Querido Mês de Agosto", popularizado pelo cantor Dino Meira, tem sido feliz para a seleção portuguesa de futebol, que apenas perdeu uma vez em 10 encontros realizados nesta altura do ano.
Ao contrário de outros emigrantes, ocupados com festas para matar saudades da terra, família e amigos, os futebolistas da “equipa das quinas” têm tido trabalho no oitavo mês do calendário, desde que a FIFA reservou estas datas para encontros internacionais, numa altura em que um pouco por todo o Mundo os atletas recebem das cargas físicas mais duras da temporada e tentam assegurar o estatuto de titulares nos respetivos clubes.
É o que se passa com os 23 selecionados, 13 dos quais a representarem emblemas estrangeiros, por Paulo Bento para o jogo de preparação de quarta-feira, no Algarve, diante do Panamã, adversário inédito.
Ainda assim, nas últimas 10 oportunidades de juntar a elite "das quinas" em tempo de férias para a maior parte dos lusitanos, Portugal só perdeu numa única ocasião e empatou noutra, respetivamente em 2006 e em 2007, abdicando de jogar em agosto duas vezes.
Então sob comando do brasileiro Luiz Filipe Scolari e em vias de começar a fase de apuramento para o Europeu Áustria/Suíça2008, a seleção portuguesa foi batida em Brondby pela Dinamarca, por 4-2, com Ricardo Carvalho e Nani a apontarem os únicos golos visitantes.
No ano seguinte, a data foi utilizada para um dos compromissos da qualificação para o Euro2008: um empate a um golo, de Cristiano Ronaldo, em visita à Arménia, em Ierevan.
De resto, nas últimas oito partidas em agosto, Portugal marcou 16 golos e sofreu cinco, à média de dois tentos concretizados por jogo, face a 0,3 "encaixados".
Já com Paulo Bento no banco de suplentes, Hélder Postiga, Cristiano Ronaldo, Fábio Coentrão e Hugo Almeida, por duas vezes, golearam o Luxemburgo (5-0), também no Algarve, em 10 de agosto de 2011, a antecipar a disputa do Europeu Polónia/Ucrânia2012.
Curiosamente, a equipa do Grão-Ducado vai ser um dos adversários da próxima qualificação europeia para o Mundial Brasil2014, juntamente com Rússia, Irlanda do Norte, Azerbaijão e Israel.
Em 2010, Carlos Queiroz, já em processo de incompatibilização com os dirigentes da Federação Portuguesa de Futebol, abdicou de jogar no mês "oito", depois de Portugal ser eliminado pela Espanha (1-0) do Mundial África do Sul em 2010, nos oitavos de final.
No ano anterior, Queiroz agendara uma deslocação a Vaduz, Liechtenstein, na fase de preparação, precisamente, do África do Sul2010. Novo "bis" de Hugo Almeisa e outro golo de Raúl Meireles expressaram a superioridade lusa (3-0), em 12 de agosto.
Em 2008, também antes da qualificação para o primeiro Mundial africano, na estreia de Queiroz, a equipa lusa goleou o conjunto das Ilhas Faroé, por 5-0, em Aveiro, a 08 de agosto, com golos de Carlos Martins, Simão, Duda, Bruno Alves e Nani.
Antes do empate com a Arménia e da derrota diante da Noruega, a seleção portuguesa bateu o Egito, por 2-0, em Ponta Delgada, graças aos golos de Hélder Postiga e Fernando Meira, em 17 de agosto de 2005 para preparar a participação no Mundial Alemanha2006.
Um ano antes, embora já a 04 de setembro, Portugal ganhou em Riga à Letónia, por 2-0, com tentos de Cristiano Ronaldo e Pauleta, num jogo "a doer" da fase de apuramento para o Alemanha2006, com a derrota na final do "caseiro" Euro2004, frente à Grécia (1-0) ainda na memória.
Ainda com Scolari, Portugal recebeu e venceu o Cazaquistão, em 20 de agosto de 2003, por 1-0, golo de Simão em Chaves, naquele que foi um dos 13 jogos de preparação marcados para testar a equipa antes do Euro2004, alguns deles ainda com o técnico interino que se seguiu a António Oliveira, também Oliveira de seu nome, mas batizado de... Agostinho.
Comentários