Ao contrário de outros emigrantes, ocupados com festas para matar saudades da terra, família e amigos, os futebolistas da “equipa das quinas” têm tido trabalho no oitavo mês do calendário, desde que a FIFA reservou estas datas para encontros internacionais, numa altura em que um pouco por todo o Mundo os atletas recebem das cargas físicas mais duras da temporada e tentam assegurar o estatuto de titulares nos respetivos clubes.
É o que se passa com os 23 selecionados, 13 dos quais a representarem emblemas estrangeiros, por Paulo Bento para o jogo de preparação de quarta-feira, no Algarve, diante do Panamã, adversário inédito.
Ainda assim, nas últimas 10 oportunidades de juntar a elite "das quinas" em tempo de férias para a maior parte dos lusitanos, Portugal só perdeu numa única ocasião e empatou noutra, respetivamente em 2006 e em 2007, abdicando de jogar em agosto duas vezes.
Então sob comando do brasileiro Luiz Filipe Scolari e em vias de começar a fase de apuramento para o Europeu Áustria/Suíça2008, a seleção portuguesa foi batida em Brondby pela Dinamarca, por 4-2, com Ricardo Carvalho e Nani a apontarem os únicos golos visitantes.
No ano seguinte, a data foi utilizada para um dos compromissos da qualificação para o Euro2008: um empate a um golo, de Cristiano Ronaldo, em visita à Arménia, em Ierevan.
De resto, nas últimas oito partidas em agosto, Portugal marcou 16 golos e sofreu cinco, à média de dois tentos concretizados por jogo, face a 0,3 "encaixados".
Já com Paulo Bento no banco de suplentes, Hélder Postiga, Cristiano Ronaldo, Fábio Coentrão e Hugo Almeida, por duas vezes, golearam o Luxemburgo (5-0), também no Algarve, em 10 de agosto de 2011, a antecipar a disputa do Europeu Polónia/Ucrânia2012.
Curiosamente, a equipa do Grão-Ducado vai ser um dos adversários da próxima qualificação europeia para o Mundial Brasil2014, juntamente com Rússia, Irlanda do Norte, Azerbaijão e Israel.
Em 2010, Carlos Queiroz, já em processo de incompatibilização com os dirigentes da Federação Portuguesa de Futebol, abdicou de jogar no mês "oito", depois de Portugal ser eliminado pela Espanha (1-0) do Mundial África do Sul em 2010, nos oitavos de final.
No ano anterior, Queiroz agendara uma deslocação a Vaduz, Liechtenstein, na fase de preparação, precisamente, do África do Sul2010. Novo "bis" de Hugo Almeisa e outro golo de Raúl Meireles expressaram a superioridade lusa (3-0), em 12 de agosto.
Em 2008, também antes da qualificação para o primeiro Mundial africano, na estreia de Queiroz, a equipa lusa goleou o conjunto das Ilhas Faroé, por 5-0, em Aveiro, a 08 de agosto, com golos de Carlos Martins, Simão, Duda, Bruno Alves e Nani.
Antes do empate com a Arménia e da derrota diante da Noruega, a seleção portuguesa bateu o Egito, por 2-0, em Ponta Delgada, graças aos golos de Hélder Postiga e Fernando Meira, em 17 de agosto de 2005 para preparar a participação no Mundial Alemanha2006.
Um ano antes, embora já a 04 de setembro, Portugal ganhou em Riga à Letónia, por 2-0, com tentos de Cristiano Ronaldo e Pauleta, num jogo "a doer" da fase de apuramento para o Alemanha2006, com a derrota na final do "caseiro" Euro2004, frente à Grécia (1-0) ainda na memória.
Ainda com Scolari, Portugal recebeu e venceu o Cazaquistão, em 20 de agosto de 2003, por 1-0, golo de Simão em Chaves, naquele que foi um dos 13 jogos de preparação marcados para testar a equipa antes do Euro2004, alguns deles ainda com o técnico interino que se seguiu a António Oliveira, também Oliveira de seu nome, mas batizado de... Agostinho.