No próximo dia 30 de agosto, Roberto Martínez irá anunciar a lista de convocados da seleção nacional para os embates diante da Croácia (5 de setembro) e Escócia (8 de setembro) para a Liga das Nações.

E mais uma vez, tal como acontecera para o Campeonato da Europa, Pedro Gonçalves e Francisco Trincão alimentam a esperança de serem chamados por Roberto Martínez. Os dois jogadores do Sporting têm estado em plano de evidência no arranque desta temporada, justificando mais uma vez a convocatória para a equipa das quinas.

Pedro Gonçalves soma nesta altura quatro golos e três assistências nos três jogos oficiais que os leões realizaram até ao momento, enquanto que Trincão tem dois golos apontados em três jogos.

O número '8' leonino é aquele cujos números mais justificam uma chamada à seleção, contudo, a conjuntura atual no que diz respeito à constituição do ataque luso pode também beneficiar Trincão.

Relativamente aos avançados convocados por Martínez para o último Europeu, Gonçalo Ramos e Francisco Conceição estão atualmente fora de combate devido a lesão. A juntar-se a estes está João Félix, jogador que ainda não definiu o seu futuro e que, por isso, ainda não competiu esta temporada.

Tal conjuntura, juntamente com a prática habitual que aponta para uma tentativa de renovação de uma seleção após uma grande competição, favorecem de sobremaneira as chamadas de Pedro Gonçalves e Francisco Trincão, jogadores que brilharam na última época pelo Sporting mas que, segundo Roberto Martínez, "tiveram azar" ao não serem chamados para o Campeonato da Europa.

"Não foi possível entrar na lista do Europeu se não fez parte da seleção nos últimos seis estágios. Temos muitos jogadores e um apuramento impecável. Temos decisões difíceis e que precisamos de tomar para ter uma equipa equilibrada e ter todas as opções que precisamos. Claramente acho que o Trincão e o Pedro Gonçalves tiveram uma época execional, mas tiveram azar porque o estágio de março era importante para eles", disse Martínez no passado mês de junho.