AC Milan ou Inter Milão. Um dos dois gigantes da cidade milanesa fará a festa este domingo em Itália, dia de encerramento da Série A de futebol. O AC Milan, onde joga (e como joga!) o português Rafael Leão entra no derradeiro encontro na liderança com dois pontos sobre o rival da cidade, o Inter Milão.

O AC Milan apenas necessita que um ponto na última jornada para confirmar o título já que, se terminarem com os mesmos pontos, a equipa de Rafael Leão tem vantagem no confronto direto com o Inter: empatou a um golo na condição de visitado e venceu por 2-1 na condição de visitante.

Os Rossoneri jogam em casa do Sassuolo, 11.º colocado e já sem hipóteses de chegar à Europa. Já os Nerazzurri recebem a Sampdória, formação tranquila na tabela (15.º posto). Os dois encontros estão marcados para às 17h00 de domingo, 22 de maio (hora de Portugal continental).

# Equipa P J
1 Nápoles 16 7
2 Inter 14 7
3 Juventus 13 7
4 Lazio 13 7
5 Udinese 13 7
6 Milan 11 7
Mais sobre Serie A

Se vencer, será o primeiro título do AC Milan nos últimos 11 anos. O Inter espera a escorregadela do rival da cidade para revalidar o título.

A última ronda está a ser aguardada com enorme expetativa em Itália já que há muito que não se via uma corrida tão renhida. Além disso, são dois gigantes da mesma cidade a disputar o título até ao último minuto.

Inter e Milan dominaram a época em Itália, trocando de posição vários vezes na liderança. A equipa de Simone Inzaghi comandava a prova nas derradeiras rondas até perder no dia 27 de abril frente ao Bolonha, com um frango monumental do guardião romeno Radu, habitual suplente.

Os empates seguidos contra Bolonha e Torino na 17.ª e 18.ª rondas, no início de abril, fez crer que o AC Milan tinha deitado o título por 'água abaixo', já que perdeu a liderança para o rival, que logo tratou de também na 20.ª ronda.

Com o Venezia já despromovido, a luta pela manutenção será entre o Génova (28 pontos), Cagliari (29 pontos) e Salernitada (31 pontos). Na última ronda o Cagliari joga com o Venezia, o Génova recebe o Bolonha e a Salernitana joga em casa com a Udinese.

Um AC Milan às costas de um Leão português

Muito da produção ofensiva do AC Milan deve-se a Rafael Leão, considerado por muitos o melhor jogador da época em Itália. Com a atribuição do prémio de Melhor Jogador Sub-23 a Victor Osimhen, do Nápoles, a imprensa italiana avança que é quase certo que o prémio de Melhor Jogador da Série A 2021/22 será para o português de 22 anos.

Imprensa italiana rendida a Rafael Leão
Imprensa italiana rendida a Rafael Leão
Ver artigo

Rafael Leão só marcou 11 golos e fez sete assistências na Liga italiana, mas tem tido um contributo importante no ataque dos Rossoneri. Ninguém na equipa apresenta melhores números que o português na prova.

O crescimento do avançado de 22 anos na equipa é visível nas estatísticas. Numa época em que Zlatan Ibrahimovic falhou vários encontros devido a lesão e Giroud já não é o que era, o jovem português assumiu a batuta na frente, liderando uma equipa também ela com muitos jovens, como Théo Hernández (24 anos), Tomory (24 anos), Tonali (22 anos), Bennacer (22 anos), Brahim Díaz (22 anos). O técnico Stefano Pioli tem de estar satisfeito.

Leão formou com Théo Hernández um dos mais temíveis corredores esquerdos da Europa.

Na época passada, Leão tinha feito apenas sete golos e seis assistências. Em 2021/22 leva nove assistências e 14 golos em todas as provas.

A época do luso não passa despercebido aos grandes 'tubarões europeus'. A imprensa internacional fala do interesse real do Manchester United e do PSG (para o lugar de Mbappé), numa transferência que poderá ser feita perto dos 100 milhões de euros, de acordo com a 'Gazzetta dello Sport'.

Agora falta sagrar-se campeão na derradeira jornada e ser coroado Melhor Jogador da prova. Falta agora Fernando Santos, selecionador de Portugal, entender que o craque de 22 anos não pode estar fora do onze de Portugal nos próximos tempos. Para já, está convocado para os jogos da Liga das Nações.