É já este próximo sábado que teremos 'replay' entre Sporting e FC Porto, depois dos dois emblemas terem fechado a época com a final do Jamor. 24/25 abre com a Supertaça Cândido de Oliveira, com os campeões nacionais a medirem forças frente aos vencedores da Taça de Portugal.

De um lado estão os leões de Rúben Amorim, ele que está já na quinta época (completa)  consecutiva no Sporting. Do outro, o FC Porto do estreante Vítor Bruno que deixou o cargo de adjunto para assumir o papel principal na equipa portista.

Há a curiosidade para a forma como o Sporting se vai apresentar frente aos azuis e brancos. Do desenho consolidado com uma defesa a três, Rúben Amorim tem testado a linha de quatro, mas é possível que a trave mestre tática se mantenha frente aos azuis e brancos. Na equipa irá pontificar na baliza Vladan Kovacevic, que chegou dos polacos do Raków, com o central belga Zeno Debast a assumir também o papel de protagonista. Quem tem dado muito boa conta de si nesta pré-época é Geovany Quenda, que se tem evidenciado do lado direito e que poderá ser titular no clássico. Geny Catamo poderá ocupar o lado esquerdo, face à lesão de Nuno Santos. St. Juste também é baixa noo miolo. Hjulmand é rei e senhor do miolo devendo fazer dupla com Morita. No ataque o inevitável Gyokeres, que será acompanhado por Pedro Gonçalves e Trincão.

O FC Porto deverá apresentar o seu modelo habitual, 4-2-3-1, equipa que poderá não contar desde início sem nenhumas destas pedras: Stephen Eustáquio, Diogo Costa, Wendell, , Pepê, Francisco Conceição e Evanílson. Estes jogadores chegaram tarde dos compromissos internacionais e alguns até poderão estar na porta de saída, neste novo ciclo com Vítor Bruno no banco e André Villas-Boas na presidência.

O FC Porto ainda não tem reforços, com exceção dos regressados David Carmo e Fran Navarro, poderá colocar em campo um onze semelhante ao que venceu o Al Nassr. Martim Fernandes poderá ser novamente uma aposta à esquerda, Grujic e Varela no meio campo, e lá mais para a frente Gonçalo Borges, Iván Jaime e Nico González, com Danny Namaso. Marcano e Zaidu não fazem parte das opções devido a problemas físicos.

Histórico de confrontos

Na época passada, os dois emblemas defrontaram-se três vezes, duas vezes no campeonato, com uma vitória do Sporting em casa, por 2-0, a que se somou o empate (2-2) no Dragão. Na Final da Taça de Portugal, os dragões venceram por 2-1, após prolongamento, depois dos verdes e brancos terem estado a jogar com menos um desde a meia hora. Na Supertaça, o Dragão é rei, com 23 troféus, mas nenhum ganho frente aos verdes e brancos. O Sporting conta com nove troféus, quatro deles em triunfos frente aos dragões. O último embate entre as duas equipas nessa ocasião teve lugar há 16 anos, em 2008, com o triunfo a pender para a turma de Alvalade.

O que dizem os dois treinadores

Rúben Amorim, treinador do Sporting: "Eu sinto-me muito mais pressionado agora. E estamos nos Jogos Olímpicos, e quem vence mais tem mais pressão. Sinto-me mais pressionado agora e é mais importante para nós. Nós temos uma estabilidade diferente, sinto que a responsabilidade está do nosso lado. É mais para nós mas não posso falar pelo FC Porto."

Vítor Bruno, treinador do FC Porto: "O perfil individual de qualquer um dos alas que temos garante que podemos explorar a falta de um lateral esquerdo de raiz. Qualquer um deles, seja o Gonçalo Borges, o Gonçalo Sousa, o Francisco Conceição... Estamos a falar de perfil de vertigem, um para um e de ir para o duelo. Temos gente que pode jogar por fora e fazer um quarto homem por dentro. O Francisco faz isso muito bem e garante mais o prolongamento dos tempos de ataque. É importante ter gente que nos faça guardar a bola. O Sporting estará preparado e terá alguém naquele espaço para dar conta do recado, nós temos de encontrar formas de expor uma possível deficiência que possam apresentar."

Arbitragem

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol anunciou, esta quinta-feira, que João Pinheiro será o árbitro para o encontro da Supertaça entre o Sporting e o FC Porto.

João Pinheiro terá como assistentes Bruno Jesus e Luciano Maia, enquanto Miguel Nogueira será o quarto árbitro. Por sua vez, no video-árbitro estará Tiago Martins, com direito a assistência de Luís Godinho e Rui Teixeira.