O Nacional vai tentar fazer do Estádio de Alvalade um salão de festas e aí dançar o 'bailinho da Madeira' para passar pela primeira vez na sua história às meias-finais da Taça da Liga. Na noite desta terça-feira, a partir das 20h15, as duas equipas vão medir forças no duelo que abre os quartos-de-final da edição 24/25 competição.
O favoritismo contudo, naturalmente, do lado da formação de Rúben Amorim, que vai procurar dar continuidade à série vitoriosa que atravessa. As exibições do Sporting têm enchido as medidas aos adeptos leoninos, que olham para a equipa como uma das candidatas aos vários troféus em que participa.
Taça da Liga, que os leões deixaram escapar nas duas últimas épocas, não é exceção, com a competição a apresentar agora um novo formato, sem que haja fase de grupos, com estes quartos de final a darem de imediato acesso à final four. Resumindo, menos jogos e equipas selecionadas com base na pontuação da temporada passada, o que já levou a alguns reparos por parte de Rúben Amorim, apontando o dedo à falta de oportunidades de outras equipas mostrarem o seu potencial.
O Sporting já sabe que não conta com Nuno Santos, provavelmente até ao fim da época, mas em compensação recebe de volta Marcus Edwards que já treinou sem limitações e Amorim disse estar apto para o encontro desta terça-feira.
Momento de forma: Sporting quase invencível e Nacional quase não vence
Os leões vão a jogo contra os madeirenses depois de somarem sete vitórias e um empate (frente ao PSV, para a Liga dos Campeões) nos últimos oito jogos. O último encontro foi frente aos Famalicão, que recebe o Sporting e perdeu por 3-0. Para o campeonato, a equipa de Rúben Amorim ainda só sabe vencer e procura alargar essa tendência às outras competições nacionais - agora a Taça da Liga - depois de ter também entrado a ganhar na Taça de Portugal.
Sobretudo no campeonato, o Sporting apresenta esta temporada números invejáveis. A veia goleadora já valeu 30 golos em nove jornadas e a defesa ainda só deixou entrar dois remates certeiros na baliza leonina.
Por seu lado, o Nacional está num mau momento de forma, ocupando o penúltimo lugar da tabela na I Liga, com cinco pontos em oito jogos (falta terminar o jogo com o Benfica, interrompido devido ao nevoeiro). A equipa do Funchal ainda só marcou por quatro vezes no campeonato, onde já sofreu 13 golos. Nos últimos oito partidas perdeu em seis ocasiões, tendo um empate e só uma vitória, sobre o lanterna vermelha Farense. Pelo meio ficou também pelo caminho na Taça de Portugal, eliminado pelo U.Leiria, da II Liga.
Histórico de encontros: Passado dominador para o Sporting
O Sporting e o Nacional já tiveram 50 confrontos diretos, sendo que 32 encontros resultaram numa vitória dos leões, 14 deram empate e quatro acabaram com vitórias para o Nacional.
A jogar em casa, o clube de Alvalade apresenta clara superioridade, conseguindo em 24 encontros 79% de vitórias (19), só deixando o Nacional vencer por uma vez enquanto visitante. A tendência vitoriosa para o Sporting mantém-se também sempre que visita o terreno do Nacional, embora seja menos acentuada: 13 vitórias em 26 jogos. O Nacional venceu em casa em três partidas e garantiu 10 empates.
Sporting e Nacional já se defrontaram para o campeonato. Foi na segunda jornada, em agosto, e o Sporting goleou o Nacional por 6-1 na Choupana. Pedro Gonçalves, Francisco Trincão (2), Viktor Gyokeres (2) e Daniel Bragança. Nigel Thomas marcou o golo de honra dos madeirenses.
O que dizem os treinadores:
Rúben Amorim, treinador do Sporting: "Em relação ao Nacional é um jogo a eliminar, não há espaço para desleixo. Queremos ganhar, vamos fazer alguma rotação, para não haver essa sensação de 'fiz um jogo e dois dias depois faço hoje'. Estamos preparados para as dificuldades, um bloco mais baixo, uma linha defensiva de 5, às vezes até pode ser mais. Temos de ser fortes nas bolas paradas. Queremos seguir em frente."
Tiago Margarido, treinador do Nacional: "São uma equipa que está num excelente momento, muito bem trabalhada e com excelentes individualidades. Sabemos aquilo que é o potencial do Sporting, mas acreditamos também na nossa qualidade e naquilo que é a nossa estratégia".
O Árbitro
O árbitro nomeado para apitar o jogo entre Sporting-Nacional é Hélder Carvalho, da Associação de Futebol de Santarém, acompanhado por Francisco Pereira e Pedro Felisberto que serão os assistentes. Luís Filipe será o quarto árbitro e Manuel Oliveira e Carlos campos vão estar encarregues do VAR.
Comentários