Este artigo tem mais de 10 anos
Em sete edições, o Benfica falhou duas finais: a primeira e a do ano passado.
O Benfica pode adicionar mais um troféu ao seu museu, caso vença o Rio Ave na final da Taça da Liga. O jogo está marcado para às 20h30 desta quarta-feira, no Estádio Municipal de Leiria.
Os Encarnados têm dominado a mais jovem competição do futebol português, tendo já vencido o troféu quatro vezes em seis edições.
O primeiro título chegou na segunda edição, na época 2008/2009. A equipa orientada por Quique Flores bateu na final o Sporting por 3-2 no desempate por grandes penalidades, depois de um empate a uma bola. Quim foi o "herói" ao defender os penáltis de Rochemback, Derlei e Hélder Postiga.
Na época seguinte, nova vitória com direito a goleada aos rivais Sporting e FC Porto nas meias-finais e final, respetivamente. Os Encarnados bateram os Leões em Alvalade por 4-1 e venceram os Dragões por 3-0 na final disputada no Algarve. Ruben Amorim, Carlos Martins e Cardozo fizeram os golos da primeira vitória de Jorge Jesus na prova.
Na época 2010/2011 a Taça da Liga voltou a ficar nas mãos do Benfica, que bateu o Paços de Ferreira na final por 2-1, golos de Jara e Javi Garcia, na primeira final da prova fora do Estádio do Algarve. Nas meias-finais, a "vítima" voltou a ser o Sporting que perdeu por 2-1 na Luz.
O quarto triunfo seguido e o terceiro de Jesus foi conseguido graças a uma vitória sobre o Gil Vicente por 2-1. Mas o ponto alto da campanha na prova aconteceu na meia-final, com os Encarnados a afastarem o FC Porto com uma vitória por 3-2, depois de estarem a perder por 2-1. Rodrigo e Saviola para as Águias e Zé Luís para os gilistas fizeram os golos da final.
Mesmo não tendo ganho a prova no ano passado, o Benfica não perdeu nenhum jogo. A formação de Jorge Jesus foi afastada nas meias-finais pelo SC Braga, no desempate por grandes penalidades ao perder por 3-2 depois de 0-0 nos 90 minutos. Quim foi o herói dos minhotos que na final, venceram o FC Porto por 1-0, golo de Alan.
Esta temporada, mesmo em poupanças, o Benfica resistiu no Dragão e, mesmo jogando com menos um jogador durante mais de uma hora, empatou 0-0 mas acabou por ganhar no desempate por grandes penalidades, por 4-3.
Os Encarnados já levam 28 jogos sem perder nesta competição, tendo somando 23 vitórias e cinco empates, três dos quais com direito a desempates nas grandes penalidades. Na primeira edição da prova o Benfica perdeu na quarta ronda com o Vitória de Setúbal. Depois de um empate na Luz, os sadinos venceram no Bomfim por 2-1 para depois derrotarem o Sporting na final da primeira edição da prova. Foi a única derrota do Benfica na prova.
Comentários