O Benfica venceu o Rio Ave por 2-0 e conquistou a Taça da Liga. Os Encarnados venceram cinco de sete edições da prova e entraram da melhor forma no ciclo de finais que têm para disputar em maio.
Apesar de todo o favoritismo do Benfica, o Rio Ave deu uma boa réplica e obrigou as Águias a "suarem" para vencer a prova. A entrada dos homens de Nuno Espírito Santo colocou o Benfica em sentido nos primeiros 15 minutos. Aos poucos, os Encarnados foram subindo no terreno e com o primeiro golo, desferiram um "duro golpe" nas aspirações do Rio Ave.
Os piores do Rio Ave: Hassan passou ao lado do jogo. O egípcio lutou muito com a defensiva encarnada, principalmente com Garay, o homem que lhe dava marcação, mas nunca conseguiu libertar-se. A seu favor está o facto de nunca ter sido bem servido. Mas a exibição coletiva do Rio Ave foi muito boa, tendo falhado apenas na finalização. Os golos do Benfica nascem de dois erros defensivos, um coletivo e outro individual, que acabaram por penalizar a equipa.
As mexidas operadas por Nuno Espírito Santo pouco ou nada acrescentaram ao jogo da equipa. O melhor que Sandro conseguiu foram muitas faltas atacantes, tendo acumulado perdas de bola. Braga não tem a energia de outros tempos e não trouxe a frescura necessária para os momentos finais.
Com esta vitória, o Benfica ganha ainda mais moral para o jogo de quarta-feira com o Sevilha, na final da Liga Europa. Jesus já disse que irá poupar os jogadores frente ao FC Porto, na última jornada da I Liga, pelo que os Encarnados deverão apresentar-se na máxima força em Turim.
Nuno Espírito Santo tem mais uma semana para corrigir os erros da equipa neste jogo de quarta-feira, tentanto ter o Rio Ave dos 15 minutos mas por mais tempo no Jamor. A forma como as equipas entrarão em campo na final da Taça de Portugal dependerá muito do resultado do Benfica na final da Liga Europa. Uma vitória dos Encarnados em Turim deixará a equipa com a moral muito em alta. Cabe a Nuno "inventar" uma fórmula diferente se quiser travar o Benfica e levar a Taça para casa.
* Artigo atualizado
Comentários