Numa tentativa de tornar a prova mais atractiva e capaz de atrair mais gente aos estádios, a Liga tem alterado a sua prova todos os anos, mas não consegue evitar a polémica, principalmente nos regulamentos.
Na segunda edição, a confusão instalou-se na segunda fase de grupos da prova, já que Belenenses e Vitória de Guimarães terminaram com o mesmo número de pontos e reclamaram ambos a presença nas meias-finais da prova.
A Liga previa um desempate por "goal-average", o que significaria o apuramento do Belenenses, mas a interpretação ia no sentido do organismo querer ilustrar a diferença entre golos marcados e sofridos.
O Belenenses reclamou a presença nas meias-finais, mas o Conselho de Justiça (CJ) da FPF rejeitou os dois recursos, justificando então "uma questão formal", mas recomendou à Liga que retirasse dos seus regulamentos a expressão inglesa e a substituísse pela diferença entre golos marcados e sofridos.
Na presente edição, foi a questão da média de idades a levantar problemas, quando Académica, Portimonense e Beira-Mar empataram todos os jogos da segunda fase sem golos (0-0), tendo sido necessário recorrer a este critério de desempate.
Após o empate entre Portimonense e Académica, a Liga atribuiu o apuramento à formação algarvia, indicando que a média de idades do conjunto de jogadores utilizado por esta equipa foi de 24,556, contra 24,682 da Académica e 25,474 do Beira-Mar.
A Académica considerava ter uma média de idades de 24,714, contra 24,857 do Portimonense e 25,643 do Beira-Mar, critério que prevaleceu para o CJ da FPF, órgão para o qual os "estudantes" recorreram, obrigando a Liga a alterar o articulado do artigo 7.º n.º 3 do Regulamento da Taça da Liga.
Já sem polémicas, a terceira fase, que vai decidir os semi-finalistas, arranca domingo, destacando-se o embate Sporting-Sporting de Braga, da jornada inaugural do Grupo B.
Os "leões", finalistas das duas primeiras edições da prova, vão tentar mais uma vez a presença na final e têm domingo o primeiro grande teste, frente ao sensacional líder da Liga e formação que foi vencer a Alvalade por 2-1 na segunda jornada do campeonato.
Igualmente interessante de seguir deverá ser o Benfica-Nacional, do Grupo C, já que os insulares tentarão ir à Luz e provar que a goleada (6-1) sofrida na oitava jornada foi apenas um acidente de percurso.
O FC Porto actua só na terça-feira - sábado joga em Águeda diante da Oliveirense em jogo em atraso da quarta eliminatória da Taça de Portugal -, recebendo o Leixões em jogo do Grupo A.
Programa da primeira jornada:
- Domingo (03 Jan):
- Grupo A:
Académica - Estoril-Praia, 16:00.
- Grupo B:
Vitória de Guimarães - Rio Ave, 16:00,
Benfica - Nacional, 18:15.
- Grupo C:
União de Leiria - Trofense, 16:00.
Sporting - Sporting Braga, 20:15.
- Terça-feira (05 Jan):
- Grupo A:
FC Porto - Leixões, 19:45.
Comentários