O Estádio de Alvalade vai ser o palco da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, que vai colocar frente a frente o Sporting e o Rio Ave. A partida desta quinta-feira dá início à eliminatória, que irá determinar qual das duas equipas vai conseguir marcar presença na final da prova rainha do futebol português.

Os leões têm a ambição de seguir em frente na competição e procuram entrar com o pé direito na eliminatória. Por outro lado, a turma de Vila do Conde já alcançou duas finais e sonha em chegar ao Jamor esta época.

Momento de forma

A equipa leonina atravessa um bom momento na temporada, mantendo um registo de nenhuma derrota nos últimos oito jogos. Após três empates seguidos, o Sporting reencontrou o caminho das vitórias e só sabe ganhar há cinco partidas consecutivas. Para a partida desta quinta-feira, o Sporting deverá ir a jogo com um boa dose de confiança, dado o momento de forma da equipa.

A formação verde e branca já ultrapassou várias equipas até chegar à meia-final da competição, como o Portimonense, Amarante, Santa Clara e Gil Vicente.

Em contrapartida, o Rio Ave atravessa uma fase mais conturbada, dadas as últimas três derrotas seguidas, em jogos referentes à Primeira Liga. A última vitória dos vilacondenses aconteceu na 24.ª jornada do campeonato (2 de março de 2025) diante do SC Braga.

Relativamente à Taça de Portugal, a equipa liderada por Petit mantém a esperança de que uma final pode ser alcançada, o que seria a recompensa por uma campanha bem conseguida. Os adversários na prova foram o Atlético CP, Alverca, Casa Pia e São João de Ver.

Histórico de confrontos

As duas equipas já se defrontaram em 70 ocasiões, sendo que foram os leões a levar vantagem na maior parte dos confrontos. Contabilizam-se 44 vitórias para o Sporting contra as nove do Rio Ave, sendo que existiram 17 empates pelo meio. Relativamente ao número de golos, a formação de Alvalade regista 138 golos marcados, enquanto os vilacondenses têm 63.

Esta não será a primeira vez que os dois emblemas se encontram na Taça de Portugal e será realizado o sexto duelo, esta quinta-feira. O histórico desses confrontos volta a ser favorável ao Sporting que venceu por 3 vezes, ao passo que o Rio Ave apenas conta com um triunfo na prova rainha.

Esta temporada, já aconteceram dois jogos com estes protagonistas e os leões levaram a melhor em ambos os casos. Na primeira e na 18.ª jornadas, o Sporting venceu por 3-1 e 0-3, respetivamente.

Relativamente à Taça de Portugal, é preciso recuar até à temporada 2018/19 para encontrar uma partida entre os dois clubes. No jogo dos oitavos de final, o Sporting goleou a equipa de Vila do Conde por 5-2.

O que dizem os treinadores

Rui Borges, treinador do Sporting: "É uma eliminatória a dois jogos e o foco está só na vitória. Queremos ganhar. Sabemos que são dois jogos e temos de ter esse pensamento, vão ser dois jogos difíceis. O Rio Ave, tal como nós, quer muito estar numa final da Taça, vai agarrar-se muito a isso e vai estar muito motivado, independentemente dos últimos jogos. Aqui, os jogos ditam uma final. Acredito que a motivação do Rio Ave vai estar em alta, vão dar tudo. E nós, exatamente a mesma coisa.

Petit, treinador do Rio Ave: "Estamos a um passo de atingir o sonho de ir à final, que é um objetivo que todos temos. Vamos a Alvalade com a missão e mentalidade de disputar o jogo pelo jogo e fazer tudo para sair de lá com um resultado positivo. Os jogadores sabem o que está em causa e querem muito agarrar esta oportunidade."

Árbitro

O juiz nomeado para dirigir o Sporting-Rio Ave foi António Nobre, que vai estar acompanhado pelos assistentes Pedro Ribeiro e Nélson Pereira. Diogo Rosa vai ser o quarto-arbitro do encontro.

O sistema de videoarbitragem vai estar a cargo de Fábio Veríssimo e Pedro Martins.