A final da Taça de Portugal de futebol, entre FC Porto e Vitória de Guimarães, poderá marcar uma viragem no futebol nacional, fazendo emergir os portistas como o clube nacional com mais troféus conquistados.
A conquista da Liga Europa elevou para 68 o número de troféus somados pelo FC Porto e fez com que os “dragões” igualassem o rival Benfica, que iniciou a actual temporada com mais dois troféus que os portistas (67 contra 65).
A Supertaça, no início da época, reduziu a diferença para a margem mínima, que seria anulada com a conquista do 25.º título de campeão nacional, precisamente numa partida frente ao Benfica, em pleno Estádio da Luz.
Sem possibilidades de chegar ao título, as “águias” viraram-se para a Taça de Portugal, mas também aqui imperou a força do “dragão”, que recuperou de uma desvantagem de dois golos (3-1) e apurou-se para a final de domingo, impedindo que os benfiquistas sonhassem com nova conquista.
Com as contas ainda empatadas, seria o triunfo na Taça da Liga, com o Paços de Ferreira (2-1), a recolocar o Benfica na liderança da hierarquia, mas o quinto troféu europeu e sétimo internacional do FC Porto, na final portuguesa de Dublin, frente ao Sporting de Braga (1-0), voltou a empatar a disputa.
A vitória na final da Taça de Portugal poderá significar uma viragem no futebol nacional e o início da próxima época poderá dilatar a liderança dos “dragões”, que têm presença assegurada nas Supertaças portuguesa, novamente diante do Vitória de Guimarães, e europeia, frente a FC Barcelona ou Manchester United.
Apesar de ter sido a antecâmara da Taça dos Campeões Europeus, a Taça Latina, conquistada pelos “encarnados”, em 1949/50, ficou de fora desta contabilidade por não ser considerada uma competição oficial.
No século XXI, o FC Porto soma 22 troféus conquistados, que fazem dos “dragões” o clube dos 30 primeiros países do “ranking” da UEFA com mais títulos, enquanto o Benfica somou apenas sete.
Desde 2001, os “dragões” já conquistaram sete Ligas, cinco Taças de Portugal, seis Supertaças Cândido de Oliveira, uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, uma Liga Europa e uma Taça Intercontinental.
Nos primeiros 11 anos do século XXI, o Benfica venceu duas Ligas, uma Taça de Portugal, três Taças da Liga e uma Supertaça.
Comentários