O Sporting será a única equipa portuguesa nos oitavos de final da UEFA Youth League. Os jovens leões golearam esta tarde o Mónaco por 4-0, no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete.

Os comandados do técnico João Pereira tiveram uma entrada de leão e, depois de algumas ameaças, marcaram aos oito minutos. Jogada na esquerda entre Taibo e Afonso Moreira, ala centrou, Cabral errou no corte, a bola ficoi no avançado Gabriel Silva que não desperdiçou e fez o 1-0.

Com o presidente do Sporting, Frederico Varandas, o treinador da equipa principal Rui Borges, e o diretor geral do futebol, Bernardo Palmeiro presentes nas bancadas, os jovens leões voltaram a marcar, aos 29 minutos. Recuperação de bola de Manuel Mendonça na zona central, bola em Flávio Gonçalves que driblou um adversário e rematou para o fundo das redes dos monegascos.

A segunda parte arrancou praticamente com o 3-0, aos 46 minutos, num remate de fora da área de Manuel Mendonça.

O Mónaco, que tinha dado um ar da sua graça por Boure no primeiro tempo, viu a sua tarefa complicar-se ainda mais aos 67 minutos, com a expulsão do seu guarda-redes com vermelho direto. Stawiecki saiu aos pés de Gabril Silva, derrubou o jovem avançado leonino e foi tomar banho mais cedo.

Com mais um, os leões chegaram a goleada aos 82 minutos. Mónaco a errar na saída de bola na sua defesa e Flávio Gonçalves a bter Nidombe no um-para-um e a rematar para o 4-0.

O Sporting será a única equipa portuguesa nos oitavos de fina da Champions jovem da UEFA, após a eliminação do Benfica diante do AZ Alkmaar.

Segundos classificados da fase de liga da prova de sub-19, os 'leões' garantiram presença no sorteio de sexta-feira, em Nyon, na Suíça, na qual está o AZ Alkmaar, que na terça-feira afastou o Benfica, por 4-2 no desempate por grandes penalidades, após uma igualdade a dois golos.

A presença nas meias-finais em 2022/23 é a melhor prestação do Sporting na Youth League, prova que já foi ganha pelo FC Porto e pelo Benfica.