Alexandre Mestre valorizou a importância da organização dos Jogos Desportivos da CPLP, em Mafra, destacando o papel do desporto no reforço dos laços entre os países de expressão portuguesa.
À margem da cerimónia de abertura do evento, o Secretário de Estado do Desporto e da Juventude mostrou-se agradado com o arranque das competições. «É um evento extraordinariamente importante para nós, porque é uma junção de vários países com laços comuns através do desporto.O desporto une continentes e pessoas em pé de igualdade e não nos podemos esquecer que estão aqui jovens. É em jovem que se aprendem os princípios e os valores e nada como fazê-lo num ambiente de amizade», afirmou o governante.
«A CPLP emergiu muito por força do desporto. É uma linguagem universal e a CPLP tem de falar em conjunto cada vez mais. O desporto é um veículo essencial para aprofundar esses laços e estamos muito contentes», acrescentou.
Confrontado pelo SAPO Desporto com a ausência da Guiné-Bissau nos Jogos da CPLP, alegadamente devido a motivos políticos, Alexandre Mestre preferiu não tecer comentários. «Isso é um assunto que transcende a dinâmica desportiva e hoje temos de salientar que foi um dia de união e harmonia», rematou.
Os VIII Jogos Desportivos da CPLP decorrem de 7 a 15 de julho, no concelho de Mafra. São esperados perto de 900 jovens atletas, que vão competir nas modalidades de andebol masculino, atletismo masculino e feminino e atletismo para pessoas portadores de deficiência, basquetebol feminino, futebol masculino, ténis masculino e feminino, voleibol de praia masculino e feminino.
Comentários