A Arábia Saudita permitirá pela primeira vez na história que as mulheres compitam nuns Jogos Olímpicos, disse este domingo a embaixada saudita em Londres, através de um comunicado.
O Comité Olímpico Saudita irá «superintender a participação de mulheres atletas que se qualifiquem», revelou a BBC, citando o comunicado.
A integração da mulher no desporto é uma temática muito sensível num estado muçulmano ultraconservador, no qual as mulheres estão proibidas de conduzir automóveis e onde as autoridades fecharam ginásios privados para o público feminino em 2009 e 2010.
A cavaleira saudita Dalma Malhas, de 18 anos, deverá ser a única desportista mulher saudita a alcançar a qualificação para os Jogos de Londres2012, que têm início em 27 de julho.
Em abril, o presidente do Comité Olímpico da Arábia Saudita, o príncipe Nawaf Ben Faisal, disse que o país não teria mulheres na delegação aos Jogos Olímpicos, mas afirmou que poderia apoiar individualmente as atletas residentes no exterior.
A Arábia Saudita, o Qatar e o Brunei são os únicos três países que nunca tiveram mulheres a competir em Jogos Olímpicos, embora o Qatar tenha anunciado que em Londres2012 terá três mulheres.
Comentários