A canadiana Rosannagh Maclennan inviabilizou o segundo pleno chinês nas provas de trampolim dos Jogos Olímpicos, ao vencer a prova feminina de Londres2012, batendo, entre outras, a campeã de Pequim2008.

Depois de ter conquistado os dois títulos em casa, a representação chinesa procurava repetir a façanha em solo britânico e as coisas até estiveram bem encaminhadas com o triunfo de Dong Dong na competição masculina.

Dong Dong, terceiro em Pequim2008 e campeão do Mundo em 2010, totalizou 62.900 pontos na final, contra 61.769 do russo Dmitry Ushakov, que arrebatou a prata e selou o outro “metal” que escapou à armada chinesa.

O bronze da prova masculina foi para Lu Chunlong, que totalizou 61.319 pontos, insuficientes para repetir o título conquistado há quatro anos ou o sucesso no Mundial de 2011.

Na competição feminina, Maclennan, que havia ficado apenas no sétimo posto há quatro anos, surpreendeu, relegando as chinesas para os outros lugares do pódio.

A canadiana totalizou 57.305 pontos na final, contra 56.730 de Huang Shanshan, medalha de prata, e 55.950 de He Wenna, campeã mundial em 2011, que arrebatou o bronze, não conseguindo defender o título conquistado em casa.

Portugal esteve representado nas duas provas, mas Diogo Ganchinho, que caiu na segunda rotina, e Ana Rente não conseguiram qualificar-se para a final.

- Quadro de medalhas:

Por categoria:

MASCULINOS

OURO: Dong Dong (Chn).

PRATA: Dmitry Ushakov (Rus).

BRONZE: Lu Chunlong (Chn).

FEMININOS

OURO: Rosannagh Maclennan (Can).

PRATA: Huang Shanshan (Chn).

BRONZE: He Wenna (Chn).

Por país:

                    O    P    B    TOT

 1. China      1    1    2     4

 2. Canadá          1    0    0     1

 3. Rússia          0    1    0     1