O segundo ouro do filipino Carlos Yulo, hoje no salto, a revalidação ouro de Yang Liu, nas argolas, e o primeiro título olímpico para a ginástica africana, de Kaylia Nemour, marcaram o dia das competições de artística em Paris2024.
Kaylia Nemour, que durante anos representou a França, o seu país de nascimento, fechou o concurso de paralelas assimétricas com 15,700 pontos, à frente da chinesa Qiu Qiyuan (15,500), prata, que a tinha derrotado na final dos Mundiais de 2023.
Aos 17 anos, e pouco mais e um ano depois de, devido a problemas com a federação francesa de ginástica, ter optado por competir pela Argélia, país de nascimento do seu pai, Nemour fez história com o primeiro pódio africano na modalidade, depois de na quinta-feira ter sido quinta no concurso de ‘all-around’.
Num dia de finais sem as campeã e vice-campeã olímpicas do concurso completo e do salto, Simome Biles e Rebeca Andrade, respetivamente, a norte-americana Sunisa Lee, repetiu o bronze de Tóquio2020, com 14,800, tendo a belga Nina Derwael, campeã olímpica no Japão, fechado no quarto posto (14,766).
No concurso masculino de salto, Carlos Yulo conseguiu o seu segundo título olímpico, que junta ao conseguido no sábado na prova de solo, que o fez entrar para a história com o primeiro ouro olímpico da ginástica filipina.
Carlos Yulo, de 24 anos, terminou a prova de salto com 15,116 pontos, impôs-se ao arménio Artur Davtyan (14,966), que foi prata, depois de ter sido bronze em Tóquio, e sucede no palmarés de campeão olímpico ao sul-coreano Jeahwan Shin.
O britânico Harry Hepworth foi medalha de bronze (14,949), impondo-se no duelo com o compatriota Jake Jarman (14,949), que foi quarto, depois de no sábado ter sido bronze no solo.
Na final de argolas, o chinês Yang Liu fechou na frente com 15,300 pontos, tornando-se no primeiro bicampeão do aparelho desde Munique1972, quando o japonês Nakayama Akinori revalidou o título conseguido na Cidade do México em 1968.
Eleftherios Petrounias, campeão olímpico no Rio2016, conseguiu, aos 33 anos, a sua terceira medalha em Jogos, concluindo o concurso na terceira posição, com 15,100, atrás do também chinês Zou Jingyuan (15,300), prata, que na segunda-feira vai defender o título olímpico nas paralelas.
Comentários