Portugal continua determinado em qualificar a Patinagem de Velocidade no Gelo para os próximos Jogos Olímpicos de Inverno. A próxima prova é a última Taça do Mundo em Hamar, na Noruega, que conta para o ranking de qualificação olímpica.
Os patinadores nacionais, Jéssica Rodrigues, Afonso Silva e Miguel Bravo, vão dar tudo para conseguir os pontos necessários marcar presença nos Jogos Olímpicos de inverno Milão-Cortina 2026.
Jéssica Rodrigues leva consigo as maiores esperanças no sector feminino dentro dos 24 lugares de qualificação direta para a prova de mass start. Com a qualificação a ser garantida, nesta disciplina, por pontos resultantes da classificação obtida em cada uma das etapas das Taças do Mundo, de momento a portuguesa soma 47 pontos: 13 na prova de Salt Lake City, 15 em Calgary e 19 no último fim-de-semana em Heerenveen.
- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -
Logo, será importante amealhar pontos para estar no lote das qualificadas diretas para a competição olímpica no próximo ano.
De recordar que na última Taça do Mundo, nos Países Baixos, Jéssica Rodrigues terminou a prova de mass start da divisão B no 2.º lugar o que lhe permitiu ascender, pela primeira vez, à prova principal da divisão A, competindo ao lado das melhores do mundo.
Serão qualificadas de forma direta para a prova de mass start feminina nos Jogos Olímpicos Milão-Cortina 2026 um total de 24 patinadoras, num máximo de duas por país, existindo ainda uma lista de oito reservas.
Outras seis patinadoras terão um lugar na grelha de partida, mas estes lugares apenas serão distribuídos por atletas que já tenham entrada noutra distância e a alocação será realizada de acordo com a lista de reservas, dando prioridade aos países que não tenham ainda nenhuma atleta na lista de qualificadas.
Finalizada a Taça do Mundo de Hamar, de 12 a 14 de dezembro, a International Skating Union irá divulgar, a 19 de dezembro, a listagem dos países qualificados por evento, havendo ainda um período de realocação de quotas de 19 a 22 de janeiro de 2026.
Se Portugal se apurar será a segunda vez o nosso país participa nesta modalidade, depois da única presença na edição de Nagano 1998, mas no caso na prova masculina de 5 000 metros com Fausto Marreiros.
Comentários