O fracasso na qualificação para uma final na ginástica artística dos Jogos Olímpicos Londres2012 não surpreendeu a portuguesa Zoi Lima, que até considerou ter feito uma "boa competição" na sua estreia olímpica.
«Foi uma competição boa, apesar de ter caído no último aparelho, no solo, mas foi aquilo que eu esperava», disse à agência Lusa a jovem de 20 anos, no final da prova.
Antepenúltima da sua série, em 22.º lugar, com um total de 49.631 pontos, a atleta considera que este resultado foi o melhor que conseguiu frisou estar «muito satisfeita».
Zoi Lima fez 13.566 pontos no salto de cavalo, 11.766 nas paralelas, 12.266 na trave e 12.033 no solo, não conseguindo apurar-se para a final "all around", aberta às 24 primeiras, ou de qualquer aparelho, às quais acedem apenas as oito melhores.
Porque a ginástica artística tem várias séries de qualificação ao longo do dia, só no final do dia se saberá se conseguiu superar o melhor resultado de sempre, em termos relativos, ao nível da ginástica artística feminina portuguesa, obtido por Esbela da Fonseca, que terminou na 68.ª posição entre 85 participantes nos Jogos Olímpicos Tóquio1964.
A época da ginasta do Sport Club do Porto foi marcada por uma lesão grave, que resultou em várias operações, mas a atleta não justificou a queda com problemas físicos.
Também «não foi distração», garantiu, arriscando a explicação de que «foi falta de técnica, se calhar».
A ginasta, que se iniciou na modalidade aos seis anos e já compete internacionalmente desde os 10 anos, apreciou a «boa experiência» da estreia em Jogos Olímpicos.
«Foi bom estar aqui e gostei muito deste ambiente com o pavilhão todo cheio, gostei muito», confessou.
Antes de regressar a casa, Zoi Lima tenciona assistir às finais de ginástica e também a modalidades de colegas da delegação portuguesa, tendo ainda respondido afirmativamente ao desejo de voltar a participar nuns Jogos Olímpicos.
Comentários